quarta-feira, setembro 28, 2022

3. Justine


 O meu tema: “Andando e Vendo

Louça preta de Bisalhães

O dia acabou com a visita à exposição dos barros pretos de Bisalhães, cozidos em fornos talhados na terra, em atmosfera de pouco oxigénio e muito carbono, daí a cor final das peças. Persistem na zona apenas cinco oleiros, que defendem a sobrevivência desta arte e do uso de primitivos processos de fabrico. A Louça Preta de Bisalhães foi incluída pela Unesco na lista do Património Cultural que Necessita de Salvaguarda Urgente. Merece-o!

Justine

4 comentários:

Anónimo disse...

É linda essa loiça mas poucos a comprarão. É que porão logo a dúvida "pode ir ao micro-ondas ?"
Luisa

M. disse...

Uma louça muito bela.

bettips disse...

É muito bonita, elegante. Parava-se na estrada para comprar. E cheguei a fazer arroz de forno num desses alguidares que parecem amolgados... Não sabia era dessa notícia da Unesco. Acho bem, e incluir a louça Bordalo, já agora.

(a Luísa tem uma piada bem acutilante e certeira!)

Mónica disse...

da Bila? no S. Pedro há a feira na rua direita e vêm os vendedores do barro de Bisalhães, é da tradição alguém começa o jogo de atirar uma peça de barro uns aos outros e quem o deixar cair, compra outra e recomeça o jogo. não sei se ainda é assim. há um famoso arroz feito no barro, uma travessa com um feitio estranho, todas as casas têm essa travessa para o arroz, que também serve de enfeite na cozinha. daí a ser património da Humanidade... não é o único sitio de Portugal que produz o barro preto.