quinta-feira, dezembro 29, 2022

6. M


 

Costumávamos beber chocolate quente preparado pela minha Mãe nas noites de 24 de dezembro. A receita faz parte do livro Doces e Cozinhados, mais conhecido pelo nome de Isalita. Foi-lhe oferecido pelo meu Pai no Natal de 1952, com dedicatória e assinatura, pormenor que me comove, a letra manuscrita é presença. Ainda o tenho, as folhas gastas, amarelecidas, algumas presas por um fio à capa, mas não importa, nele relembro momentos bons e me inspiro também.

M

5 comentários:

Justine disse...

São recordações que permanecem para sempre!

Mónica disse...

boas recordações! 24 a 26 xícaras é muita gente :))
também gosto da ideia de beber chocolate quente, bebi na quinta-feira, a caminho de casa (comprado no café do pingo doce), tão reconfortante.
Voto no chocolate quente para as noites frias e longas

bettips disse...

Ah... chocolate quente, que compensação para o frio das noites!
Ah... a memória presa por fios à infância e aos sabores de mães!
Fizemos o mesmo para os nossos filhos, com os gestos repetidos, das claras em castelo (já está, mãe?) e deixamos para eles o nosso gosto de rapar as taças onde ainda escorria a massa.
Bela lembrança.

Anónimo disse...

Bonita lembrança. Os livros de receitas antigos são uma preciosidade.

Teresa

mena maya disse...

Tempos dourados que dabem bem recordar, M.
Lembraram-me ad Passagem de Ano da minha infância e adolescência em Benfica na quinta dos meus avós, com a família toda. Dos netos fomos 38, só podia ir, quem já estivesse no liceu. Os mais novos iam só no dia 1 para lanchar. Um balão com gás preso às chávenas grandes, onde nos era servido um belo cacau quente, acompanhado de bolos e bolachas.