Santo António – em Vila Real é feriado no dia de Santo António, nos dias que antecedem a data chegam aos poucos e instalam-se na cidade os feirantes dos carros de choque, carrocel e todas as barracas habituais, num espaço previamente reservado pela câmara, que vai mudando conforme não sei que critérios (talvez já haja um santo-antódromo…), depois juntam-se os feirantes das bugigangas e é a loucura dos divertimentos para crianças durante o dia e as crianças com os pais e os jovens namoradeiros à noite. Ir ao “Santo António” é ir para aquele lugar, andar pelas ruas transformadas em feira, encontrar toda a gente, as que se veem todos os dias e as que só se veem nas ocasiões em que os que vivem fora aparecem em Vila Real para ir às “festas”. O aparato do Santo António prolonga-se até o São Pedro, no dia em que há um evento típico, que conto na próxima semana. Nada que se pareça com o Santo António de Lisboa.
Mónica
7 comentários:
A fotografia foi tirada da ponte que passa por cima do rio Corgo e do bairro dos Ferreiros
Acabei de ver no Notícias de VR que há marchas de Santo António, retiro o que disse sobre "ir ao santo antonio" estou completamente fora do contexto atual
Não sabia como era aí em baixo. Em Lisboa é uma animação.
Luisal
Talvez tenha sido um milagre do Santo António, toda esse transformação, Mónica.
Gostei do texto e aprecio quando, com toda a franqueza, admites supostos erros teus de interpretação das situações. Na minha opinião, neste caso nem é um erro. À semelhança de outros lugares e festejos, suponho que será mesmo assim o que acontece à volta da essência das comemorações do dia do santo.
Não sabia desses grandes festejos nessa cidade. Uma das mais bonitas do algarve.
Teresa
Sei pela Mónica que é Vila Real de Trás os Montes, não a do Algarve.
Enviar um comentário