quarta-feira, outubro 29, 2025

7. Mena M

 

 

Nesta fotografia, tirada na manhã de 10 de Novembro de 1989, podem ver-se soldados da R.D.A em cima do muro que dividia a cidade. Nesta altura ainda não se sabia ao certo se tudo iria acabar bem, porque, para descontentamento de vários políticos, os acontecimentos se precipitaram. No dia 9 à tardinha, Günter Schabowski, alto dirigente do Comité Central do Partido Comunista da antiga RDA, anunciou na televisão a abertura das fronteiras, que só estaria prevista para o dia seguinte. Tudo isto causou grande burburinho e muitos comunicados contraditórios, que nos fizeram não arredar pé da televisão, até esta notícia ser confirmada pelas autoridades. Imediatamente um mar de gente se juntou no então centro da cidade, dirigindo-se para as Portas de Brandenburgo, para dar as boas-vindas a todos os que se atreveram a passar a fronteira nessa noite. Foram recebidos de braços abertos, com bolos, café, flores e muito carinho e emoção.

Mena

7 comentários:

Mónica disse...

Há dias vi um pedaço de um programa que relatava os momentos que antecederam à abertura dos portões da fronteira, (não sou fã destes programas, muito show e pouca verdade), achei piada a coincidência do tema que escolheste. O irónico é que a maioria dos votos da AfD vêm da ex-RDA.

Luisa S silva disse...

Foi um dia de grande alegria para muitos

bettips disse...

Como diz a Mónica.

Justine disse...

Ainda h'a pouco tempo passou na RTP2 um programa sobre a abertura das fronteiras entre as 2 Alemanhas, e foi muito comovente o que foi transmitido

Anónimo disse...

Lembro-me de ter achado estranho que as pessoas passavam a fronteira e iam a correr para os supermercados
Julgava que frstejavam a liberdade e afinal o que os movia eram as compras.
Teresa

Mónica disse...

Bananas parece que era o produto mais procurado

M. disse...

Nem imagino a alegria.