quinta-feira, abril 22, 2010

"Ovo" por M.

9 comentários:

Anónimo disse...

Aqui há gato!!!!
Seis rabinhos de meninos e um ovo ricamente acamado ...Palavras numa língua que não percebo, além da água e do nosso...
M, não me faças sofrer... conta a história, s.f.f.
Agrades

Licínia Quitério disse...

Outra a atrapalhar-me. Então começo a disparatar. Os meninos, muito lindinhos vieram cada um do seu ovinho e a mãezinha fez de chocadeira. Aquele, ali na cesta da avozinha é um ovo que não dá meninos. Com sorte,dará uma pintainha que viverá muito feliz e porá muitos ovinhos. Perceberam? Não? Então esperam pela M. que explica tudo.

M. disse...

Pois então vou dizer-vos qual foi a minha ideia.
A Licínia andou perto mas não completamente. O ovo dentro da taça representará a Vida que nasce no mundo, mundo esse que é vibrante de vida e de beleza e que ao mesmo tempo se deseja enriquecedor para os seres que nele nascem. A taça é também o símbolo de um útero, e igualmente um "berço" que se prepara com requinte e afecto para receber uma criança (ou pelo menos assim seria desejável). O rendilhado da taça representará toda essa riqueza interior que o ser humano pode ter. E a água... Não vivemos nós durante meses dentro do líquido amniótico das nossas mães?
A frase em alemão quer dizer "O nosso futuro está na água. Lembranças de Wannsee". (A Mena, se achar conveniente, traduzirá melhor)
E ainda uma coisa engraçada: este postal (ampliado e aproveitado como quadro pendurado no lado de fora da porta da casa de banho da minha casa), foi-me oferecido há meia dúzia de anos. E, imaginem, exactamente igual a um outro, enviado pela minha tia ao meu pai, seu irmão, durante uma estadia que ela fez em Berlim em 1914! Espantoso, não é?

bettips disse...

Touchée!!!

E a graça de haver duplos com distâncias de quase 100 anos?

Anónimo disse...

Só tu M. para nos descrever histórias bem contadas e engraçadas. E ainda dizem que não há coincidências!!!
Os rabinhos dos meninos são uma fofura. A ideia está engraçada.
Parabéns.
mj

jawaa disse...

A fotografia está uma delícia, mas aquele pequenino à esquerda tão sozinho, entristece-me. Até a riqueza dos afectos está por aí mal distribuída...
Beijinho, M.

Justine disse...

Grande encenação, estória profunda e bem contada,um mar de metáforas.
Riquíssima, a tua foto, M.

Teresa David disse...

ESTA IMAGEM É DAS QUE SE GOSTA DE IMEDIATO PELA GRAÇA DOS RABINHOS DOS MENINOS, PELA TAÇA LINDISSIMA E ATÉ PELA ARROGÂNCIA DO OVO EM PRIMEIRO PLANO. MAS COM A EXPLICAÇÃO FIQUEI MUITO MAIS POR DENTRO DA IDEIA DA AUTORA.

Luisa disse...

Uma bela explicação mas acho que entendi logo à primeira vista o que quiseste retratar. Claro que não com tantos pormenores. A ideia foi linda!