quinta-feira, setembro 24, 2009

A propósito da minha fotografia desta semana, partilho convosco alguma informação e fotografias

Não faço ideia com que penitências terá o Abade D. António Correa de Bulhoes e Vasconcellos castigado as ovelhas do seu rebanho sempre que elas confessaram humildemente os seus pecados diante deste confessionário inserido na parede fria, mas presumo que, para ele, terá sido também um modo de expiar as suas próprias culpas. Eu vi! O lugar é escuro e exíguo, fechado com uma porta maciça antiga. Julgo que o abade quase desmaiaria com falta de ar, a juntar aos incómodos que os segredos sussurrados dos seus paroquianos certamente lhe provocariam depois de passarem para lá da grade de ferro. Quem sabe, por vezes até terá tido dúvidas sobre quem era prisioneiro de quem e de quê…
Pois esta é a Igreja Matriz de Carvalhais, dedicada a São Tiago, perto de S. Pedro do Sul. A sua construção foi iniciada no séc. 18 sobre as ruínas medievais de uma outra e, segundo a pessoa que me acompanhou na visita, contra a vontade do povo, que a queria conservar. Na sacristia, o altar em talha dourada foi retirado dessa igreja mais antiga. Demorou alguns anos a construir, com pormenores acrescentados ao longo do tempo e ao gosto do abade D. António que, segundo me foi dito, tinha fortes ligações à corte, o que lhe permitiu usá-las em benefício da terra e da paróquia que lhe estava confiada. Mas parece-me a mim que não quereria deixar por mãos alheias o que foi conquistando. O que é certo é que teve a preocupação de fugir às regras da época nos detalhes que mandou aplicar nos altares e no tecto e o seu nome marca presença nas paredes exteriores da igreja e as suas iniciais entrelaçadas estão bem em evidência no púlpito. Tendo sido sepultado dentro da igreja, como era hábito naquele tempo, há uma inscrição gravada na pedra, junto ao chão, do lado de fora da entrada principal, que lhe é atribuída. Não me lembro exactamente das palavras mas é uma frase avisando que mesmo depois de morto continuará a saber da vida dos seus paroquianos. Se a preocupação tinha na verdade a ver com amor fraterno pelos que lhe sobreviveram ou se era mais uma manifestação do seu poder terreno, isso é que não sei.
Num espaço próximo, o Museu Rural de Carvalhais, instalado desde 2006 num antigo celeiro recuperado, reabriu em Maio de 2009. Tem estado a ser reorganizado e pertence ao Centro de Promoção Social de Carvalhais que desenvolve um conjunto de actividades no sentido de preservar, desenvolver e dar a conhecer o património cultural do concelho. Ligados a este Centro, existem uma escola de hotelaria, uma escola de cantaria (a pia baptismal que se vê na fotografia foi feita por alguns alunos que a frequentaram e oferecida à comunidade), um centro de dia em construção e o restaurante São Tiago.

http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=155868

1. Centro de Promoção Social de Carvalhais
3360 – 061 Carvalhais
S. Pedro do Sul
Telefone: (+351) 232 700 040
Fax: (+351) 232 700 040
Email: cps.carvalhais@mail.telepac.pt

2. Museu Rural de Carvalhais
3660 – 061 Carvalhais
S. Pedro do Sul
Telefone: (+351) 232 799 150
Fax: (+351) 232 700 049
Email: museu.rural.carvalhais@gmail.com
Responsável: Joana Matos

6 comentários:

Licínia Quitério disse...

Pois é uma bela duma reportagem, com o pecado da soberba do senhor Abade em pano de fundo. Por outro lado, a virtude dos que deitam mão à preservação do espaço e da memória.
Muito obrigada, M., pelo que nos dás a conhecer com esmeros de guia interessada e interessante.

Benó disse...

Obrigada pela partilha e pelos ensinamentos.

bettips disse...

Ah...sua "pormenorizada"! A atenção e olho fotográfico deram-nos a conhecer mais uma relíquia - tanto que nos fala de hoje, avanços (no pecado), recuos (no perdão), os novos, cuidando de tradições e futuro. Gostei muito!

Luisa disse...

Uma belíssima reportagem!

Justine disse...

A igreja é lindíssima, M., a merecer uma visita um dia destes. Assim como o museu, para além de ser muito interessante estar ligado a actividades da população.
Obrigada pela reportagem, um dia destes vou lá confirmar:))

carmen disse...

Fiquei encantada com o que vi, parabéns Joana.
As fotografias são lindas e vejo em tudo também a nossa história, nossas igrejas e muito dos portugueses aqui.
Minha terra querida está em vós e o contrário também.
beijos
vejam as fotos de Salvador e vejam quanta semelhança....
www.desejoselugares.blogspot.com