quinta-feira, junho 03, 2010

"Traição" por M.


7 comentários:

M. disse...

O que me levou a escolher esta fotografia foi pensar em três coisas:
1. Algumas composições musicais portuguesas e populares falam de traições, de tragédias, de crimes passionais, julgo eu. Ou estarei a sonhar?
2. Não há quem esteja sempre a dizer "É o nosso fado de portugueses" para se desculpar ou desculpar outros de atitudes ou resultados menos desejáveis?
3. Não é às vezes com a chamada "música", que pode não ser propriamente música, mas também o pode igualmente ser porque dispõe bem e distrai do essencial, que se atraiçoam os bem intencionados?
Se calhar nada disto faz sentido mas a palavra era tão difícil de fotografar que me safei, ou julgo que me safei?, com esta minha "música"...
Mas como andámos todos às aranhas, não faz mal, pois não? :-))

Teresa David disse...

Concordo que a música portuguesa é fatalista, mas unicamente no que concerne ao fado. Na música popular, de rancho folclórico onde são utilizadas estas gaitas, são geralmente tocadas músicas brejeiras e alegres.

Justine disse...

Safaste-te muito bem, M.:))))
E adorei a foto, porque em casa dos meus pais havia uma caixinha igual, só que já não havia a harmónica...

Luisa disse...

M, se não fosse a tu explicação, realmente não chegava lá...mas acho que esta tua interpretação da palavra traição se adequa perfeitamente.

Anónimo disse...

Pode ser que a gaita de beiços faça a sua traição à música..., mas, a foto está muito fiel, e lembra objectos que quase cairam no esquecimento. E é bom lembrá-los.
Agrades

bettips disse...

Segues, sem traição, os teus pensamentos; e na verdade, os nossos fados antigos (aquelas laudas de desgraças em papel que liam-cantadas nas ruas) sempre nos falaram da actualidade traiçoeira e da música que nos vão dando, modernamente!

bettips disse...

E sobre brejeirice, lembrei-me duma quadra que o meu filho muito pequeno aprendeu, dum rancho folclórico:
"Não t'encostes à parreira
qu'a parreira ganha pó!
Encosta-te à minha cama
sou solteira e vivo só"
!!!