quinta-feira, janeiro 15, 2015

E A PROPÓSITO DE GATOS, A LICÍNIA LEMBROU-SE E ENVIOU

Xadrez 
É branca a gata gatinha
É branca como farinha.
É preto o gato gatão
É preto como o carvão.
E os filhos, gatos gatinhos,
São todos aos quadradinhos.
Os quadradinhos branquinhos
Fazem lembrar mãe gatinha
Que é branca como a farinha.
Os quadradinhos pretinhos
Fazem lembrar pai gatão
Que é preto como carvão
Se é branca a gata gatinha
E é preto o gato gatão,
Como é que são os gatinhos?
Os gatinhos eles são,
São todos aos quadradinhos.

Sidónio Muralha

3 comentários:

bettips disse...

Mas que LINDO! Não conhecia, Lil.
Lembro-me de repente que Eugénio e Manuel A Pina andavam sempre "com gatos"!
"Like those great sphinxes lounging through eternity in noble attitudes upon the desert sand, they gaze in curiosity at nothing, calm and wise" - Charles Baudelaire séc. 19, do meu livrinho "Cats in History, legend and Literature".
***
Todas as palavras e descrições que vocês deram se encaixam nestas bolas de pêlo, ternurentas e, contudo, tão independentes.
E claro que, reconhecido o Mounty, me esqueci de falar no patchwork dos gatinhos a condizer com o berço deles, duns tons (que eu gosto) mesmo "de artista"!
Abçs

Justine disse...

Licínia, que bom teres ido "desencantar" o Sidónio Muralha e o seu xadrez de gatos! Os nossos felinos caseiros - se de caseiros têm alguma coisa - são inspiradores sempre! E sedutores, e elegantes, e livres, e manipuladores, e graciosos, e, e, e...ficava aqui o resto do dia :-)))))))))))

Justine disse...

Minhas amigas(os) do PpP
Depois de ter partilhado convosco um momento feliz da minha vida (o encontro com o meu gato Mounty, era ele um bebé ainda a ser alimentado pela mãe), quero agradecer-vos o modo como todas(os) vós a ele reagiram: com sensibilidade, com imaginação, com cumplicidade, com sentido de humor!
Um agradecimento especial à M., por nos proporcionar estes momentos bons de convívio amigo.

E para acabar este "depoimento" meio emocionado, que tal formarmos o Club dos admiradores de Gatos??????????