quinta-feira, março 07, 2019

7. Margarida



Petisco de comer e chorar por mais...

12 comentários:

Justine disse...

Que cheirinho, Margarida! O alecrim vai certamente dar ao petisco um sabor refinado

Margarida disse...

Aceitam-se "adivinhos". Vou dar 3 dicas: 1) é 1 prato catalão; 2) feito preferencialmente em forno de lenha (tal como o da figura); 3) modo de confecção semelhante ao da "paella". E mais não digo :)

M. disse...

Ui! Eu não faço ideia do que seja. Até porque sou uma cozinheira de trazer por casa... Gosto mais de comer do que de cozinhar.

bettips disse...

Arroz negro?
Toca a desvendar o mistério...
Mas aPEtece esta petiscada que até deita fumo, deliciosamente perfumada de alecrim!

Jawaa disse...


Caril?
Que apetite!

Margarida disse...

Não é caril, Jawaa (1ª.chance...)

Margarida disse...

Solução = final do mês

monica disse...

alecrim. coisas dos açores!?

Margarida disse...

Aqui vai então o "levantar do véu". É fideuà, catalão, típico região costeira valenciana, feito c/ massinhas parecidas c/ as nossas de cotovelo, em alguns supermercados portugueses há, chamam-se mesmo massinhas fideuá, o petisco demora horas a fazer e requer alguma ciência. Este em particular é feito pelo meu cunhado Darius. O petisco é de chorar por mais, leva bastt tempero de limão e alecrim no final. O molhinho é de fazer doer as glândulas salivares. Cheira mt bem, é cremoso, pode ser de coelho, galinha, vegetariano, frutos do mar, o q quiserem, é só inventar. Come-se como a "paella", ou seja, ñ há cá pratos p/ ninguém, é o próprio recipiente onde se cozinha q vai à mesa e cd pessoa tem a sua colher e vai-se comendo por secções. A secção à frente de cada comensal, é da sua responsabilidade. Ficam zangados se roubarmos "secções do vizinho". Como se faz? tenho 1 ideia mas não sei. Pesquisem. Espero terem ficado elucidados. E como ninguém acertou, já não ofereço o jantarinho. HE HE HE

Licínia Quitério disse...

"Fideuà é um prato de origem catalã que nasceu aquando de uma viagem marítima na Gandia (província de Valência) no ano de 1925.

Consta que marinheiros se fizeram ao mar e que, na hora da refeição, pretendiam saborear uma paelha quando perceberam que não havia arroz a bordo... Sem mais opções, decidiram confecciona-la com massa."

Isto disse-me o senhor Google onde fui levada pela curiosidade que me despertaste.
Muito obrigada pelo ensinamento, Margarida.

Mónica disse...

queremos provar!

Margarida disse...

Eu faço! Fica aqui já combinado! Almoço de fim de semana de Verão c/ todos os participantes deste grupo, em dia e hora a agendar, no meu pequeno jardim! Ñ costumo falhar c/ os meus compromissos! Obrgd pela info, Licínia Quitério.