quinta-feira, junho 06, 2019

9. Mena M.



Esbatida

Isto é um trabalho meu, uma experiência em transferir imagens de jornal ou revistas para o papel, através de uma placa à base de gelatina. Pincela-se a placa com tinta acrílica à base de água, põe-se o que queremos transferir por cima da tinta, passamos com um rolo e depois "pela-se" a imagem e na placa fica a matriz, dá-se mais uma camada de tinta numa cor contrastante e aplica-se-lhe uma folha de papel em branco por cima, Alisa-se e passa-se de novo o rolo et voilà a transferência está feita. Nem sempre resulta, dependendo da qualidade da impressão original. É engraçado e fica-se curioso em ver os resultados. É uma espécie de monotipia, pois só se pode imprimir uma vez.

Mena

7 comentários:

Justine disse...

Interessante essa técnica, Mena. E o resultado é entusiasmante

Anónimo disse...

Esta experiência resultou muito bem (Luisa)

Isabel disse...

Interessante. Não sabia que era dada às artes!
Aprendi uma técnica semelhante num canal do youtub, que sigo, mas ainda não experimentei. Adoro estas coisas.

Está lindo!

mena maya disse...

Obrigada meninas!
Isabel, digamos que sou curiosa e gosto de fazer coisas com as mãos. Já fiz bonecas Waldorf, quilts (patchwork), casas de madeira com porta, chão e telhado com 1m2 para os meus filhos brincarem lá dentro, até já desmontei aspiradores e arranjei canos do lavatório. Ah e também fiz uma árvore de Natal com tábuas, quando o meu filho mais novo achou que era um desperdício arrancar um pinheiro para uns dias no Natal.
Dada às artes é forte demais, embora tenha na família vários artistas, mas acho que tenho um bom sentido estéctico.

Isabel disse...

É habilidosa! Eu também gosto de fazer coisas e já fiz muita coisa. Agora quero tentar alguns trabalhos que vi na net, entre eles, precisamente transferências, mas para tela. Nas férias vou experimentar. Gostei muito do resultado deste trabalho que aqui mostrou.

Não sei o que são bonecas Waldorf, mas vou pesquisar.

Beijinhos 😊

monica disse...

continuação de bom trabalho, ficou mm bem

bettips disse...

Muito curioso o efeito, um natural sombreado: o que é preciso é "inventar", com as mãos e imaginação.