quinta-feira, setembro 19, 2019

11. Zambujal

Os Agostos da nossa minha juventude tinham, ao que hoje me parece, mais de 31 dias. E cada dia desses Agostos tinha mais do que as 24 horas dos dias dos outros meses. Os mais de 31 dias começavam de manhãzinha muito cedo e prolongavam-se para além das horas a que o sol se punha, deixando uma luz, uma cor, uma temperatura, um ambiente, que convidava a tudo menos a ir dormir as horas que completavam as tais convencionadas 24 horas. Na aldeia natal (e de férias), os Agostos da minha juventude tinham a ligação ao resto do ano, aos meses de antes de Agosto e aos meses de depois de Agosto, na ida e volta de buscar jornais (os desportivos saiam 2 vezes por semana!) com notícias da Volta a Portugal em bicicleta, à venda do sr. Francisco da Reca, a 4 quilómetros de distância. A pé ou de bicicleta. 
A propósito de bicicletas... houve um Agosto da minha juventude com passeios que a sumida fotografia sobrevivente a tantos anos passados lembram e tornam inesquecível esse Agosto da minha nossa juventude.
 
Zambujal

NOTA: 
O texto que o Zambujal me enviou tinha uma espécie de tracejado por cima da palavra "nossa", na primeira frase, e o mesmo tracejado sobre a palavra "minha" no fim. Infelizmente não consigo manter esse aspecto, o que era relevante pelo sentido que lhe imprimia. Lamento.   
M

8 comentários:

Margarida disse...

Adorei a descrição da duração dos tempos...

Mónica disse...

era esta a minha ideia de não ter a noção de estar em Agosto :D que casal tão simpático, quem são?

M. disse...

Deliciosa descrição.

bettips disse...

Era um tempo comprido,
cumprido mais tarde.
Bela foto (sem a preocupação de que "fazia bem andar de bicicleta") e lembranças ricas.

Anónimo disse...

Apesar de sumida a foto está muito boa e como pedalam bem em conjunto.

Teresa

Anónimo disse...

Agostos só da nossa geração. Agora são outros.
Luisa

Justine disse...

E quem é a senhora, pode saber-se?????

Anónimo disse...

Ora toma, Zambujal, a pergunta ficou acima, pertinente! Que nesse tempo era suspeitoso (até)andar de bicicleta, lado a lado com uma rapariga desinibida!
eh eh eh!
B