quarta-feira, outubro 28, 2020

2. Bettips

Quando era (muito) pequena, passava tempos infinitos a reparar nos formigueiros. Muitas vezes coloquei uma gota, uma migalha, nos carreiros, para ver como contornavam o obstáculo, como carregavam um pedaço muito maior de que elas para os seus buraquinhos escondidos. Os meus olhos estavam tão perto do chão… Mais tarde, quando aprendi a fábula “A cigarra e a formiga”, passei a olhá-las de outro modo: cansativas, corredoras, egoístas, oportunistas, aos milhares, a pensarem no “seu formigueirinho”, a responderem à cigarra, enregelada e faminta, “Cantaste? Pois dança agora”! Ora eu, que tanto gosto do bom viver, dos sons e das músicas, acho um desaforo esta resposta. E tudo isto, não tendo nada a ver com coisa nenhuma que não seja o hábito de pensar, é o que me faz lembrar esta fotografia.

Hoje, em que os meus olhos estão ao rasar dos troncos e a cigarra morre despedindo-se do sol do Verão, somente aprecio o ciclo desta infinita Natureza, sábia e resiliente.

Bettips

9 comentários:

Anónimo disse...

Uma maneira original de observar a natureza
Luisa

Justine disse...

Antipáticas, as formigas! Nem consigo admirar-lhes a organização quase militar...

Licínia Quitério disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Licínia Quitério disse...

Há uma versão para teatro infantil, de Rafael Alberti sobre o reverso da fábula. A que elogia a cigarra e castiga a formiga.

Mónica disse...

Ai ai nada de acordo. Aconselho o filme "uma vida de insecto" da Pixar. Para a minha mãe eu era a "formiguinha" e ela a cigarra tal e qual como na fábula :))))

mena maya disse...

Bela foto, Bettips! Acho as formigas fascinantes, de preferência na natureza.

M. disse...

Eu também gosto de as observar quando transportam coisas às costas e andam para trás e para diante em salamaleques cada vez que se encontram nos carreirinhos a caminho dos formigueiros.

Margarida disse...

A foto tá demais! Parece 1 alpinista! Quanto à visão dos animais em relação ao mundo humano (e na sequência do que li da Mónica), o filme "Gatos" é mt giro! Istambul, vivida e vista por 7 gatos residentes!

bettips disse...

Grata pelas ideias, Licínia, Mónica e Margarida. Procurei.
O que mais me interessou foi o de "Istambul" mas não me foi possível vê-lo (por aqui).
Abçs