quinta-feira, março 11, 2021

2. Bettips


A obra (e a pessoa) de Pablo Picasso provocam-me “Espanto”, pela diversidade de vidas, temas, figuras, e mesmo pelos imensos materiais diferentes que utilizou. Escolhi este, mais simples, algures nos anos 40, numa página de jornal francês. Onde se nota a pulsão do artista para o enredo das suas linhas originais que iria desenvolver em centenas de pinturas.

Bettips

6 comentários:

Anónimo disse...

Espantosa a sua criatividade
luisa

Licínia Quitério disse...

Que interessante! O fermento está lá.

Justine disse...

O cubismo foi uma revolução, ele ajudou muito.

bettips disse...

Uns apontamentos que me surgiram, com Picasso e as suas obras:
Tive o privilégio - em curiosidade por ver tantos objectos, tantas obras de diversos períodos reunidos num só lugar - de percorrer o Museu, há uns anos, instalado no Hôtel Salé, desde 1985. E perceber olhando, os diferentes estados de idade, mente e alma desse pintor, escultor, ceramista. Também informada fiquei sobre a enorme e terrível herança que deixou (milhares de peças, tantos herdeiros e oportunistas...sem testamento) e dos processos em tribunal e com o Estado francês que se iniciaram. A maior parte das obras ali expostas foram "cedidas" como pagamento de impostos. Não tenho tudo presente na cabeça mas creio ser esta a ideia fundamental que me ficou.
Vejo-o provocador, com aquele riso: "agora arranjem-se!!!
Mas ressalvo o que soube sobre "Guernica", que também vi e está em Madrid, no Museu Nac.C.A. Reina Sofia:
- O quadro foi proibido de entrar em Espanha enquanto houvesse a ditadura de Franco e não fossem restabelecidas as liberdades fundamentais. Entre 1937, quando foi pintado, e as décadas seguintes, viajou por vários continentes e museus. Chegou a Espanha em 10.9.1981.
Uma citação célebre de Pablo Picasso sobre a reprodução desta sua obra:
"Não, a pintura não é feita para decorar apartamentos. Ela é uma arma de ataque e defesa contra o inimigo."
Até e mesmo por isto, vale a pena tê-la, como lembrança de. Nem calculava ele a projecção enorme que essa "história" de bombardeamento fascista e nazi teria depois no mundo.
Era o início do outro século... pensava-se "para que nunca mais".

M. disse...

Gosto desta pintura, muito interessante o que me leva a ver nela.
E muito útil o que atrás a Bettips nos conta.

Mónica disse...

há uns anos vi uma exposição em Portimão de objectos e rascunhos de Picasso, foi o que me lembrei quando vi esta imagem. cada quadro dele era antecedido de vários estudos, nada daquilo era um improviso, era levado a sério, rigoroso, experimental, perfeccionista. um grande artista. tão ativo politicamente e a tratar mal a mulher ao seu lado. olha pro que eu digo não olhe pro que eu faço. palerma!!!