quinta-feira, março 11, 2021

6. M.


O espanto pode ser um estado permanente que acompanha a vida de algumas pessoas, felizes, diria eu, por terem essa companhia que não as deixará morrer de tédio. Penso que Pablo Picasso terá sido uma dessas pessoas e Paris terá contribuído para isso. Sei que visitou a cidade uma primeira vez e logo se apaixonou por ela. Conhecida como centro efervescente de artistas, pintores, escritores, músicos, pensadores de todo o mundo, sentiu nela a oportunidade de tomar contacto com novos horizontes.

Do que julgo saber sobre a vida e obra deste homem talentoso, encontro nesta fotografia tirada em 2015, na minha última ida a Paris, um conjunto de aspectos que a ele e às diferentes fases da sua obra associo. As formas, os traços, os arcos, os ângulos, os planos num misto de distanciamento, proximidade e sobreposição, os tons, as pessoas, o movimento adivinhado, fazem-me pensar nalguns quadros que conheço de Picasso. Os lugares por onde passava, as pessoas com quem se ia cruzando, os artistas, as técnicas e modos diferentes de interpretar o mundo, os museus que visitou, tudo o levou a renovar continuamente o seu olhar sobre a realidade e a exprimi-lo de forma inovadora nas obras que nos deixou.

M  

5 comentários:

Anónimo disse...

Sim, ele era um homem do mundo e tudo o que visitou e viveu teve grande influência da sua vasta obra
Luisa

Licínia Quitério disse...

Gosto da sobreposição de olhares que fizeste. De facto, Paris-Picasso são indissociáveis.

Justine disse...

Vamos lá um dia destes, M.? Vamos? e até podemos ir até ao Museu Picasso, que fica no Marais, o bairro que mais gosto em Paris e onde vi as primeiras obras dele, ainda muito académicas mas prometedoras

bettips disse...

"Congratulations" por esta ideia de sobreposição de arcos e traços, em ponto de fuga, das pontes do Sena. Um pintor que era um homem do mundo, viveu no centro dele, à época. E mundano.
Diz-se que Picasso respondeu à pergunta de um oficial nazi que revistava o seu apartamento, em Paris, ao ver o rolo da "Guernica":
"Foi você que fez isto?" e Picasso responde: "Não, foram vocês".

Mónica disse...

afinal quantas pontes tem Paris?? esta fotografia parece a cena dos espelhos da marilyn monroe, pontes repetidas até ao infinito. bela fotografia!!