quarta-feira, julho 05, 2023

9. Mónica


 

Vermelho

“É preciso viver com o que temos” em vermelho são três cadeiras que eram da minha avó materna. Terão sido da cor da madeira depois brancas e finalmente foram pintadas de vermelho. Dizem que foram pintadas pela minha avó, não imagino a minha avó em posições de pintura, pincel na mão, lata de tinta, mas como dizia a minha avó paterna “que é que pensas já fui mais nova do que tu”. Pouso o meu rabo nelas, penso na minha avó materna que se afeiçoou ao ponto de as transportar até aqui, penso na minha mãe que por um acaso que desconheço as poupou num dos seus típicos ataques de deitar tudo fora, observo os meus filhos, um senta-se sem emoção, sabe lá quem é a bisavó, o outro diz-me que um dia uma delas parte-se e que eu já devia ter comprado umas cadeiras novas, estou atenta aos meus netos e digo-lhes que tenham muito cuidadinho com as cadeiras que eram da minha avó. Gosto das cadeiras vermelhas, se “é preciso viver com o que temos” ainda fico com menos coragem de as substituir.

Mónica

6 comentários:

bettips disse...

Divertida, a explicação. As cadeiras à antiga são elegantes, falam de outros tempos, percebo a vontade de as conservar.

bettips disse...

E tem piada que também fixei o "é preciso viver com o que temos"!

Anónimo disse...

Adorei a cadeira. Conserva-a com cuidado pois a sua estrutura parece frágil.

Teresa

M. disse...

Uma cadeira bem bonita e um texto delicioso ao jeito dos que a Mónica partilha connosco e que eu aprecio.

Anónimo disse...

Lindas as cadeiras mas espanta-me a cor escolhida pela bisavó, num tempo em que se apreciavam as cores neutras
Luisa

Justine disse...

São uma relíquia e uma beleza, as tuas cadeiras vermelhas! Não as substituas, Mónica, deixa-as morrer naturalmente...