quinta-feira, setembro 21, 2023

6. M


Inverno

O do continente, país, lugar a que pertenço, no meu caso a cidade onde vivo, e o dos outros. Dependentes todos eles da latitude, geografia, vegetação, clima, mais próximo do mar ou do interior. O inverno não é estático, tem datas estabelecidas na classificação das estações do ano mas é variável consoante as especificidades do planeta Terra. Nuns lugares mais agreste do que noutros, e tantas vezes a provocar o equilíbrio das nossas vidas, terão de ser os seus habitantes a encontrar as melhores soluções para com ele lidar usando os recursos que têm. E celebrá-lo, de acordo com os costumes, culturas, tradições, festas civis e religiosas de cada comunidade.

M

5 comentários:

bettips disse...

O meu Inverno tem letra maiúscula, como na escola. O teu, uma escultura que quebra o cinzento dos dias e a entrada acolhedora duma casa, dizendo "estamos aqui para o que der e vier"...
Das palavras, parece-me uma "redacção" (também de escola) e relembro as variáveis das longitudes e latitudes que me fascinavam e tanta diferença fazem entre as gentes e costumes.

Anónimo disse...

Tudo lindo mas tomara que chegue a Primavera
Luisa

Mónica disse...

Acho que conheço essa escultura, talvez o mesmo autor das outras parecidas que estão espalhadas por Lisboa. Acho graça a essas peças. O teu texto veio a propósito de uma conversa com um amigo de África, sobre chuva, íamos para a rua brincar nas cheias provocadas pelas sarjetas entupidas. Chuva = verão. Arrastar os pés na água. Hoje seria impensável os pais deixarem os filhos brincar assim :))

Anónimo disse...

Bem apetrechada para o Inverno: casaco, cachecol e chapéu de chuva. Já podes sair sem medo do tempo lá fora.

Teresa

Justine disse...

O teu texto é um "retrato" completo do inverno, em todas as suas vertentes!