Praia / Campo
A praia da Foz do Arelho foi sempre a minha praia. Foi lá – teria eu 6, 7 anos - que pela primeira vez entrei sem medo na lagoa, sob o olhar atento dos meus pais; foi lá que, no ano seguinte, a tia que vivia nas Caldas da Rainha me levou com o seu grupo até ao mar, onde eu não quis entrar porque, a chorar, “as ondas são mais altas que eu”. A minha reclamação não resultou, e daí a pouco fui atirada para dentro das ondas, onde já estava um dos amigos para me amparar. Foi trauma que ficou dentro de mim para sempre, mas isso não impediu que continuasse a ir todos os anos à lagoa acompanhada pelos meus pais; mais tarde, já adolescente, tinha permissão de ir com um grupo de amigos… desde que o pai de um dos amigos estivesse presente! Por fim, o S. e eu, durante 45 anos sem falhar um, passámos uma semana de descanso no Inatel da Foz, que tem a melhor vista para a lagoa e onde se vêm as Berlengas e as assustadoras ondas da praia.
Nunca esquecerei a minha lagoa!
O campo é sereno, silencioso, com ar puro e perfumado e onde se podem fazer grandes caminhadas sem cansaço. É uma actividade que me agrada e relaxa. Na Serra d´Aire já participei em várias caminhadas, recordando especialmente o grupo que há tempos se formou para observarmos as diversas qualidades de orquídeas existentes na zona, com a presença simpática de um professor especializado no assunto que nos deu todas as informações sobre as espécies.
Outro passeio muito educativo foi no dia que se passou nos Caminhos Moinhos da Pena, zona situada na escarpa norte da Serra d’Aire, onde se começa por passar a um povoado de moinhos de vento, alguns em ruínas, mas a maioria transformados em casas turísticas, e depois temos à nossa frente uma área enorme com plantas selvagens protegidas, que são utilizadas para vários fins, incluindo medicamentos.
Foram momentos de grande aprendizagem, e tenho saudades dos passeios pela Serra d’Aire!
Justine
4 comentários:
Também passei um ano de férias na Foz do Arelho mas era obrigatório entrar no mar. Nenhum de nós ia para a lagoa. Mais do que apreciar a natureza , divertíamo-nos em grupo com passeios e bailaricos em casa duns e doutros
Luisa
Dois lugares apetecíveis onde me passearia com enorme prazer. As fotografias convidam-me.
Bonitas fotografias, imagino que terá sido um belo passeio a ver orquídeas, não fazia ideia que existissem assim pelos campos.
A Foz do Arelho é um local lindíssimo. Nunca entrei nem no mar, nem na lagoa, só os vi, cá de cima. A serra também parece aprazível para passear. Qualquer das fotografias está lindíssima.
Teresa
Enviar um comentário