domingo, março 20, 2011

No caso de não terem visto os comentários que a Mena deixou em cada uma das nossas fotografias...

Pareceu-me de particular interesse realçar estes três que dão informações que talvez não saibam. Eu não sabia.

Na foto da Nucha:
«São feitas de madeira de tília e são originárias do Japão segundo li na net. Representavam Fukurokuju, o mais popular dos 7 deuses da sorte. Foram exportadas para a Russia no fim do Séc. 19.»

Na foto do Escorpião:
«Gestos de ternura, as mães aconchegando os filhos que trazem debaixo do coração. Uma expressão fora de moda que se usava aqui na Alemanha: ein Kind unter dem Herzen tragen»

Na foto da Maria de Fátima:
«Na Roménia, havia a crença de que uma criança concebida com amor era sempre trazida pela cegonha; viria a ser chamada de noite das cegonhas uma noite do começo de abril. É a ocasião do acasalamento das cegonhas, pois, embora sejam aves diurnas, elas se acasalam somente à noite e nessa noite de abril. Nesse dia, ao cair da noite, sozinhas ou aos pares, elas deixam seus ninhos e desaparecem no céu ao escurecer. Durante essas noites, verificava-se uma tradição: as jovens das aldeias moldávias tinham total liberdade sexual, e as crianças nascidas nove meses depois eram "trazidas pelas cegonhas". Essas crianças, filhas do amor, eram sempre bem acolhidas e não causavam transtorno para suas famílias (porém, geralmente, a jovem anunciava aos pais seu desejo de se casar com o pai da criança).
(Informação da Wikipedia)»

5 comentários:

Sérgio Ribeiro disse...

Informações muito interessantes.
Obrigado.

Maria Manuel disse...

Muito obrigada! Não fazia ideia!...

Abraços

Luisa disse...

Também não conhecia estes detalhes. Muito ineressantes.

Anónimo disse...

Os "retalhinhos" da Mena alargando mundos e conhecimentos!
Obrigada.
bettips

mena maya disse...

De nada, foi com todo o gosto!
É o que dá quando somos curiosos...
Um abraço