quinta-feira, novembro 24, 2011

O DESAFIO DE HOJE

O desafio de hoje foi baseado neste excerto belíssimo de uma crónica de António Lobo Antunes.
Valeu a pena!

O cheiro das ondas no instante
em que o ar é mais frio do que a água

«Normalmente é no terceiro minuto a partir do crepúsculo que o ar da praia é mais frio do que a água. Não no segundo nem no quarto: no terceiro e durante onze segundos, o que requer discernimento, atenção e paciência. O melhor é encostarmo-nos à muralha, de queixo na palma, vigiar as gaivotas, dar fé da mudança de cor no horizonte e nisto, mal o terceiro minuto começa, tira-se a palma do queixo para que o ar poise nela e aí está: pega-se no ar da praia, mete-se no bolso e leva-se para casa sem deixar entornar. Tem de utilizar-se logo visto que no dia seguinte, a partir das dez, já o ar aqueceu. Puxa-se com cuidado do bolso e respira-se devagarinho. Quase sempre, então, os pinheiros estremecem e parece existir, nas mulheres da família, uma espécie de vontade de chorar. Não de tristeza, claro: do facto de existir para sempre, dentro delas, um búzio comovido.»

in Segundo Livro de Crónicas, António Lobo Antunes, Publicações Dom Quixote, Outubro de 2002

2 comentários:

jawaa disse...

Sim, valeu a pena!
O momento proposto por ALA foi captado com precisão nas águas das praias, nas aves, nas madrepérolas, nas lágrimas sustidas das mulheres.
O meu abraço a todos e mais um obrigada a ti, M., por nos manteres unidos.

Licínia Quitério disse...

De um belo texto nasceu um desfile de belas imagens. Acentuando os vários momentos sobre os quais ALA discorre, fomos acendendo luzes sobre o texto, fotografando uma família de emoções. Ficou bonito, ficou. Abraços para todos.