quinta-feira, junho 28, 2012

AGENDA PARA JULHO DE 2012


Dia 5 - Provérbios Fotografados: «Ovo assado, meio ovo; ovo cozido, ovo inteiro; ovo frito, ovo e meio»
Dia 12Reticências com a frase “Há muito que sabemos” a iniciar o texto
Dia 19 - Com as palavras dentro do olhar sobre fotografia de Licínia
Dia 26 - Fotografando as palavras de outros sobre estes excertos do livro abaixo referenciado:

«Agora que é Inverno, recupero a memória fotográfica do último dia de férias de Verão. Uma memória que se repete: todos os anos, no dia em que volto as costas às férias, após subir a duna íngreme que me afasta do mar, olho fixamente para trás, como se aquele fosse o derradeiro dia de praia.
Na verdade, regresso muitas vezes àquela mesma praia, mas de facto só um ano depois, quando volta o Verão, é que ela me é devolvida. Só então volto a tomar a praia como minha, reacendendo-se inesperadamente, como num turbilhão, um sopro de felicidade absoluta. (...)
Se olho uma última vez para a praia, é porque sei que vislumbro ali um tempo parado, batido pelo sol. É um fugaz momento, mas que trago no regresso à cidade. Depois, basta-me fechar os olhos e ficar com a certeza que na memória tenho tudo. O calor, o vento e um mundo de ondas perfeitas. Muitas delas imaginadas.
Estou convencido que a nostalgia de um lugar é mais rica se conservada como nostalgia, como se a sua recuperação significasse a morte da ideia que fazemos desse mesmo lugar. Agora que se passam semanas sem ver mar, vai-me bastando esse pulsar sereno que guardo do dia em que virei as costas ao Verão. Eu, por mim, estou convencido da superioridade daquele último olhar furtivo.»

O Sal na Terra, Pedro Adão e Silva, Autor e Bertrand Editora
(A Minha Estação Preferida, texto anteriormente publicado na revista SurfPortugal, em fevereiro de 2009)


NOTA: 
Se quiserem enviar-me todas as vossas participações de uma só vez, podem fazê-lo.

Sem comentários: