quinta-feira, junho 28, 2012

O DESAFIO DESTA SEMANA

 Foi este o texto que serviu de inspiração ao desafio Fotografando as palavras de outros.
As 13 fotografias abaixo identificadas mostram a maneira como cada um de nós reagiu, através da imagem, à escrita deliciosa de Mário Cláudio.
 
«O senhor Soares percorre as áleas do Jardim da Estrela, o qual se estende como o fantasma de um parque antigo, dos séculos antes do descontentamento da alma. E enquanto os cisnes deslizam no espelho de água o senhor Soares, contemplando-os com os olhos semifechados por detrás das lentes, magica numa quermesse em que participam columbinas e pierrots e arlequins. Observa a criança que apanhou um tabefe da mãe por ter desejado mais um caramelo, e compadece-se do choro desabalado, vendo nele a metáfora da condição de todos nós, ambiciosos de uma cor inatingível, e do paladar que lhe corresponde. O senhor Soares repara agora no soldado que passa o braço pelos ombros da criadita no banco que fica à beira do canteiro de gladíolos, e inventa o teor das cartas que os dois se trocam ao longo das semanas, e nas quais se tratam por «meu adorado amor», «minha vida», e «riqueza do meu coração». O senhor Soares leva os sapatos ligeiramente cambados, a dobra das calças surradas pelo pó, e o cabelo ao léu, mal lambido pela brilhantina. Aproxima-se de uma rapariga de expressão azougada, uma dessas moreninhas que gostam de exteriorizar uma certa malícia, simbolizada pela vírgula do penteado que se lhes cola à testa. E tudo isto se mistura na minha visão, não sei bem porquê, com um romance ancestral, em cujas linhas intervêm Hamlet e Ofélia, heróis do grande Shakespeare, que só conheço de ouvir falar. (...)»

Boa noite, senhor Soares, Mário Cláudio, Publicações Dom Quixote, 2008

1 comentário:

jawaa disse...

Oh... Manuela! Desta vez peço desculpa publicamente e não em privado: como é que eu deixei passar esta semana?
Peço desculpa a todos, porque foi sem razão, e à M. em particular porque não a avisei de que não ia participar. Obrigo-me assim a comentar, uma por uma, cada imagem.
Abraço
Jawaa