quinta-feira, outubro 05, 2017

9. M.


Letras

Dois livros, um legado de letras e afectos na minha vida. Le Petit Chose, um livro especial, a força e a beleza do título inscritas nele, com ilustrações que desde criança me encantavam. Foi-me dado pela minha Tia Chanel em 1957, a dedicatória manuscrita a tinta permanente azul na página de rosto: Maria Manuela - Natal 1957. Mais acima, a lápis, o seu nome e a data 5 de Outubro de 1909 a marcar o dia em que fazia 15 anos. Quando mo ofereceu, tinha eu 16 anos. Curiosa a semelhança das idades de ambas, escolha certamente intencional, pelo gosto de partilhar uma obra que apreciava e o desejo de que as emoções sentidas na sua adolescência se prolongassem em mim. O facto de ser escrito em língua francesa não foi impedimento para eu o ler. No liceu do meu tempo, além do ensino de francês fazer parte do currículo obrigatório durante pelo menos cinco anos, a reconhecida competência, e exigência, da minha professora preparou-me para a leitura deste livro e de outros.
Conservei-o durante anos, folheando-o de vez em quando com muito cuidado para evitar a sua degradação, e um dia considerei mais avisado mandar encaderná-lo, mantendo contudo a capa mole original.
Sobre o outro, Cendrillon, não tenho memória do momento em que o recebi de presente, talvez alguns anos antes do Le Petit Chose. Deste recordo a compaixão que sentia pela vida da Gata Borralheira e o meu fascínio pela imagem daquela rapariga do vestido azul que me levava a sonhar com príncipes e princesas. 
Tão diferentes os dois livros e no entanto...
M

4 comentários:

Isabel disse...

Devem ser livros muito bonitos.

E o significado que têm torna-os ainda mais belos.

Gosto imenso da maneira como escreves:)

Beijinhos e bom feriado:)

Isabel disse...

Engraçado, que estávamos aqui ao mesmo tempo: eu a escrever comentários e tu a colocar post! :)))

Zé-Viajante disse...

LEtras. A maravilha dos livros. O papel. Tão diferente (para melhor) das gerigonças de agora

Justine disse...

A importância, nas nossas vidas, de "pequenas coisas" como o gesto de oferecer um livro! Como podem ser marcos para sempre!