quinta-feira, outubro 26, 2017

O DESAFIO DE HOJE

Proposta de Justine
Dia 26Fotografando as palavras de outros sobre o poema

As escadas

Toma, este é o meu corpo, o que sobe as escadas
em direcção à tua escuridão, deixando-me,
ou a alguma coisa menos tangível,
no seu lugar.

Também elas envelheceram, as escadas,
também como eu, desabitadas.
Anoiteceu, ao longe afastam-se passos, provavelmente os meus,
e, à nossa volta, os nossos corpos desvanecem-se como terras estrangeiras.

(Manuel António Pina in Todas as Palavras poesia reunida, Como se desenha uma casa, 2011, pág.359)

4 comentários:

Justine disse...

Todos nós, com excepção da Jawaa por razões que entendo, interpretaram o sentido fundo, desencantado e triste deste poema de MAP através da metáfora mais "física" - as escadas. A Jawaa foi pelo lado menos "tangível"...o da escuridão!
Um abraço para vós todos e até para a semana

bettips disse...

As escadas, da casa, dos vislumbres, dos bairros, de lugares que habitamos, nós e os nossos olhos.
Ia sugerir, se alguém ler e se recordar, que cada um de nós, em comentário, pusesse "ONDE" são os lugares que aqui nos mostram, todos tão diferentes!
Abçs

mena maya disse...

As minhas escadas são as da entrada para a Mãe d'Água no jardim das Amoreiras

mena maya disse...

As minhas escadas são as da entrada para a Mãe d'Água no jardim das Amoreiras