quinta-feira, fevereiro 15, 2018

O DESAFIO DE HOJE



Dia 15 - Com as palavras dentro do olhar sobre fotografia de M.

Tendo eu telefonado há pouco à minha amiga Cristina para lhe contar o que aqui se tinha passado a propósito da fotografia inspiradora do desafio de hoje, ela referiu-me que, na sua tese, escreveu um comentário explicativo para cada peça apresentada, o que eu desconhecia. Porque me pareceu interessante partilhar convosco o texto que a esta sua Primavera se aplica, pedi-lhe que mo enviasse.

«Passeando um dia ao acaso, chamou-me a atenção a curiosa forma de um pequeno tronco que apanhei do chão. 
Não tinha qualquer ramo que dele partisse, qualquer folha e muito menos qualquer flor.
Fi-lo sentir a Primavera!
Com trabalhos de vidro borosilicato feitos individualmente no maçarico, o tronco foi sendo revestido de rebentos. O sentimento foi o de lhe dar vida, como se o reabilitasse. Agradou-me particularmente a peça conseguida pela harmonia que nela vejo e pela contrastante beleza da transparência projectada na conturbada forma do tronco. A incidência da luz nesta peça valoriza-a pelas diferentes direcções de reflexão da luz. Diferentes direcções são os percursos das nossas vidas que também são muitas vezes retratadas consoante a incidência das luzes.»
Cristina Pato S. Mendes

4 comentários:

Anónimo disse...

Um belo desafio e uma ideia muito bonita, a da tua amiga! Obrigada pela explicação.
Bjinhos
Bettips

mena maya disse...

Excelente trabalho da tua amiga, M.
A explicação veio desvendar o mistério e transformar em primavera o inverno da minha interpretação. Parabéns à tua amiga e a ti tb pela ôptima ideia

Licínia Quitério disse...

Desvendado o mistério do belo objecto que a tantas e diversas interpretações nos levou, fica aqui o meu apreço pela explicação da tua amiga artista. E viva a Primavera aqui e sempre!

Justine disse...

Foi isso mesmo que me encantou na fotografia: o contraste entre a opacidade e a transparência.
Um excelente desafio, M., e parabéns à tua amiga que tão belo e simbólico objecto criou!