quinta-feira, abril 26, 2018

O DESAFIO DE HOJE

Proposta de Teresa Silva 
Dia 26Fotografando as palavras de outros sobre o soneto
No mundo, poucos anos e cansados
vivi, cheios de vil miséria dura;
foi-me tão cedo a luz do dia escura
que não vi cinco lustros acabados.

Corri terras e mares apartados,
buscando à vida algum remédio ou cura;
mas aquilo que, enfim, não quer ventura,
não o alcançam trabalhos arriscados.
 
Criou-me Portugal na verde e cara
pátria minha Alenquer; mas ar corrupto,
que neste meu terreno vaso tinha,

me fez manjar de peixes em ti, bruto
mar, que bates na Abássia fera e avara,
tão longe da ditosa pátria minha!
Obras completas de Luís de Camões, Lello & Irmão - Editores, Porto, 1970

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma belíssima proposta de Teresa versus Camões versos!
Com Alenquer, de que nos habituamos a gostar também, mares apartados, barcos fugidios ou de "armas e barões assinalados", um riso de 5x5, solenidades frente à água ou céus negros...
Um "must" estes desafios, na saída da semana!
Abçs da bettips