quinta-feira, março 05, 2020

6. M.



Candura

Este postal foi escrito em 1914 pela minha Tia Chanel (tinha ela 20 anos) e enviado de Berlim, onde se encontrava a acompanhar os meus Avós durante alguns meses, para o meu Pai que tinha ficado em Lisboa.
Um dia, talvez por volta de 1990, encontrei uma reedição do mesmo postal num país europeu de que não me lembro qual e, porque o acho delicioso, mandei ampliá-lo e fiz um pequeno quadro. Durante algum tempo tive-o pendurado na porta da casa de banho, agora está na estante da minha sala de estar porque gosto de o olhar.
M
 

14 comentários:

bettips disse...

As pessoas que nos deixam traços memoráveis (bons)... não são muitas. E o que nos prende a elas? Muita ternura.
Interessante ver os diferentes abraços do relacinamento das crianças; e um sozinho.

Mónica disse...

que graça, a coincidência

mena maya disse...

Guilherme II quer levar o Império Alemão à potência mundial. Isso inclui garantir a influência colonial. O chanceler Bernard von Bülow é representante de "um lugar ao sol" para o Reich. Sem uma grande frota, Wilhelm II tem certeza de que esse local não pode existir.

As condições para este projeto são favoráveis. A economia cresce axolhos vistos. A indústria pesada alemã é o maior produtor de aço do mundo.

Na abertura do porto franco de Szczecin, em 1898, o imperador disse em seu discurso de abertura: " Unsere Zukunft liegt auf dem Wssser" ou seja o nosso futuro está nas águas".No mesmo ano, o Reichstag alemão aprovou a primeira lei de frotas alemã.

Quando cheguei a Berlim em agisto de 87 tomei o mei primeiro banho de lago no Wannsee. Patos e cisnes foram comigo ao banho, ou melhor, fui eu com eles. A lama debaixo dos pés, em vez da areia da praia, fez-me muita confusão.
Gruß aus Berlin Charlottenburg/Wilmersdorf!!!

mena maya disse...

Leia-se Agosto de 87
Já era tempo de se poder corrigir alguma coisa nos comentários, depois de escritos, talvez seja vício de FB 🙃

M. disse...

Obrigada, Mena, não fazia ideia da razão dessa frase. E pergunto: saberia a minha Tia Chanel quem a tinha dito? Quanto ao Wannsee, lembras-te que estivemos lá quando fui a Berlim? E tanto quanto me lembro, havia cisnes e patos, só que eu não fui ao banho. Boas memórias tenho dessa viagem tão desejada por mim em busca dos lugares onde o meu Pai tinha estudado e vivido.

Justine disse...

Muito interessante, M.: por um lado, a ternura e candura do desenho do postal, e as memórias ternas que te suscita; por outro lado, a realidade pura e dura que nos revela a informação da Mena sobre a frase antes um pouco misteriosa. Há sempre dois lados, não é?

Anónimo disse...

Um postal encantador
Luisa

bettips disse...

Preciosa e extensa informação, Mena, obrigada!

monica disse...

lá se foi a candura, a intenção da frase não tem nada de cândido, com um ar inocente de crianças a banharem-se, se passa uma mensagem "imperial"
obrigada pela explicação Mena

mena maya disse...

Lembro-me muito bem e recordo com ternura todos esses momentos tão bem passados.Foi uma excelente ideia a vossa vinda!!!

mena maya disse...

Curiosity killed innocence!
Ou seja foi a minha curiosidade que me levou a googlear a frase, obtendo assim a informação que vos passei.
A propaganda é terrível!!!

mena maya disse...

O bichinho sa curiosidade, Bettips!

mena maya disse...

Ohhh, que continue a ternura e candura!

M. disse...

Mónica:
Na minha opinião, a candura está nas crianças e na imagem do postal e continua lá apesar de a frase não a ter.