quinta-feira, junho 11, 2020

7. M.



Várias interpretações de "Retrato de Família" incluídas nesta fotografia.
Ao pensar num retrato de família encontrei nesta fotografia alguma semelhança com os retratos de família com gente dentro, o que me levou às reflexões abaixo.
A música é uma arte dentro da Arte no seu todo, constituída por uma família específica: músicos e melómanos.
Entre os músicos existem diferentes estilos, compositores, escolas, instrumentistas, instrumentos, cantores, orquestras, maestros. Cada um com as suas especificidades e influências mútuas na criatividade e interpretação das obras. Ou seja, diferentes famílias.
Entre os melómanos, as preferências por uma ou outra música, interpretação, gravação, etc. levam-nos a escolher, ouvir ou comprar os discos que mais lhes interessam. Ou seja, diferentes famílias de gostos.
Ao olhar para os títulos das capas destes CDs imagino as famílias que cada um dos seus intervenientes tem (ou tinha) e as ligações entre elas. Famílias de sangue e famílias de outra ordem, como ideias, posturas éticas, escolhas políticas, por exemplo. Recordo alguns compositores sobejamente conhecidos. 
Os objectos que temos nas nossas casas constituem partes do nosso retrato de família e reflectem-no. E digo partes porque uma família é formada por diversos membros de origens, formações, gostos e interesses diversos.
Conclusão: um retrato de família não é completo porque, ao condensar uma imagem, esquece inevitavelmente outros detalhes. É apenas um olhar, um vislumbre do todo, uma percepção.

M

5 comentários:

Mónica disse...

família melómana, esta estante fez-me lembrar uma outra de uma família de onde saiu um miúdo que está a dar os primeiros passos na musica, coincidência :)

Anónimo disse...

Sempre discreta e nossa M....
Luisa

Justine disse...

Um conceito bem lato e muito correcto de família, de que muito gostei!

mena maya disse...

Gosto muito deste tua resposta ao desafio da Licínia!

Ainda bem que no seio da mesma família, há diferenças que são abençoadas. Os meus 4 filhos mais novos, ao contrário de mim, têm bons dotes musicais.

bettips disse...

Uma divagação insólita mas pertinente sobre a família da Música e os seus diversos e imensos componentes. Que nos levaria longe: o que sentiram os compositores e os que os ouvem, a quem foram dedicadas (as músicas), o que nos lembram elas, a nós, a outros que as ouvem com necessariamente diferentes sentimentos?
Como dizes: apenas percepções temos deste fresco imenso.