quarta-feira, janeiro 13, 2021

6. M.

 Um dos fornos de cal que descobri em Agosto de 2011 no Casal de Santo Amaro, uma aldeia a menos de 4 de quilómetros de Penacova. Nessa altura havia vários fornos em estado degradado como o da fotografia e apenas um recuperado. Nunca mais lá voltei, por isso não faço ideia se houve alguma alteração. Bem merecia, estava tão abandonado…

«A história da produção da cal no concelho de Penacova remontará aos séc. XVII e XVIII, período em que se terá dado a construção do Forno do Pisão, nas proximidades de Lorvão, visando suprir as necessidades do Mosteiro. Nas fontes escritas, os fornos de cal de Penacova são referidos a partir de 1860, indiciando a expansão da produção de cal, para além da zona de influência do Mosteiro. A cal estaria presente, em representação do concelho, na Exposição Distrital de Coimbra de 1869 e no IV Congresso Beirão realizado em 1929.

Ainda que possuindo diferentes estados de conservação, quem nos visita, poderá, ainda hoje, aperceber-se da importância desta indústria bem patente nos 23 fornos de cal ainda existentes no concelho, distribuídos por Ferradosa, Sernelha, Arroeiras-Riba de Cima, Lorvão, Carregal-Friúmes, Galiana e, obviamente, no Casal de Santo Amaro, onde se localiza o maior e melhor conservado conjunto: 10 fornos, localizados em 2 núcleos distintos.

O restauro, em 1997, de um desses Fornos pelo Centro Recreativo do Casal, com o apoio do município, atesta bem como a dinâmica da produção de cal faz parte desta comunidade. Também a envolvente foi requalificada e, no Telheiro anexo, foi criado o Núcleo Museológico dos Cabouqueiros e dos Carpinteiros, onde se encontram expostas diversas ferramentas e objetos tradicionais relacionados quer com a atividade dos Cabouqueiros, quer com a dos Carpinteiros.»

Retirado de: http://www.cm-penacova.pt/pt/pages/fornoscal

M

https://pt.wikipedia.org/wiki/Forno_de_cal

 

4 comentários:

Mónica disse...

Paisagem de construções "absorvidas" pela natureza, gostava de conhecer

Justine disse...

Grande lição de história do nosso pequeno/grande país!

Anónimo disse...

Nunca me lembraria da importância da cal nesta região. Boa lição da M.
Luisa

Anónimo disse...

Que bonita fotografia. Desconheço esta região e a existência dos fornos de cal. Um sítio a visitar quando acabar o confinamento.

Teresa