quinta-feira, janeiro 07, 2021

6. M.

MINHO

É difícil escolher um sítio…

Visitei o Santuário de Nossa Senhora da Peneda em Junho de 2015, levada por uma amiga apaixonada pelo Minho. Não direi muito sobre ele, longa é a sua história e grande a minha incapacidade de falar do que não conheço bem e de fixar detalhes e lendas. Limito-me a referir que fica situado no concelho de Arcos de Valdevez, que foi construído nos finais do século 18, a igreja terminada em 1875 e local de peregrinação. Recomendo a leitura do link abaixo referenciado.

Prefiro dizer que a envolvente serrana me impressionou pela sua beleza e que achei muito original a escadaria com 20 capelas com cenas da vida de Cristo em que as personagens são em tamanho natural. Quando lá estive, nem todas as capelas tinham sido recuperadas mas suponho que passados estes 5 anos já a recuperação tenha sido total.

M

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_de_Nossa_Senhora_da_Peneda

7 comentários:

Anónimo disse...

Uma região lindíssima que também só conheço de passagem
Luisa

Anónimo disse...

Não conheço este santuário mas deve ser bonito, como mostra a foto.

Teresa

Mónica disse...

As grades são mesmo cor-de-rosa? Igrejas e santuários grandiosos é a ideia que tenho do Minho, além de "buracos" na paisagem :)))

bettips disse...

Conheço de passagem. Mas o que mais me chamou a atenção, para o meu gosto pessoal, foi a imponente massa de pedra por trás do Santuário, já parte do Parque Peneda-Gerês.

Justine disse...

M., ou estão todas recuperadas ou então as recuperadas já estão como as que não foram…
Vamos lá ver?

M. disse...

Mónica: Sim, acho que são cor de rosa, pode é o tom estar ligeiramente alterado na fotografia por causa da proximidade e da luz.

Licínia Quitério disse...

Bom Jesus, Sameiro, Lamego, santuários com o mesmo desenho mas cada um com as suas características próprias. Não conheço este.