quinta-feira, fevereiro 11, 2021

11. Zambujal

aBcd

 

B na berlinda.

Facilitaria muito se fosse no Norte. Cá para baixo há poucos bês. Há Beja e só me lembro de Boliqueime… mas é para esquecer!

Lá para cima é que é um fartote, sobretudo com a ajuda da troca dos vês pelos bês. Logo arriba de Coimbra tem-se Bijeu e Abeiro, e depois há Braga, Bragança, Biana, Bila Real. Tudo capitais de distrito. Só falta o Porto, mas… bibó Porto!, que tem o Bollhão.

Nada disto é por menos-prezo e muito menos para ofender (até porque gosto muito do Norte todo!), mas acho graça à bigorosa bibacidade do falar daquela nossa gente, que até são do berço da nacionalidade.

Então o Bolhão: “oh!, bezinho, a bida num ‘stá p’ra brincar, carago! (esta já fica para a semana, que será dedicada ao C…)  


Zambujal

8 comentários:

Mónica disse...

Ahahah pois é a letra B tem os vocábulos do B e do V

bettips disse...

A nossa língua é maravilhosa e moldável, aos estados, aos sentimentos, a tantas coisas, físicas, morais, muitas etéreas. Gosto de a ver como tu, também brincando.
Consultado o dicionário "andadeiro" que aqui ao lado está, verifico que há 69 páginas de Bs e 33 de Vs. É portanto possível que esse facto nos dê, ao Norte, uma maior amplitude para os trocar, tendo 100 páginas de palavreado para isso! Mas pronto, lemos as sílabas todas, não as deixamos penduradas, como "riu" em vez de RIO.
E recordo o Raul Solnado na célebre graça: porque é que no Porto se chama "portagem" e em Lisboa não de chama "lisboagem"? Tudo coisas de linguage. Em chegando a bom porto.
Abç

Margarida disse...

Adorei, Zambujal! E tb adorei a perspicácia da Bettips ("a maior amplitude que tem o Norte"...)! HA HA HA

Anónimo disse...

Diverti-me imenso com essas trocar de Bs e Vs. Grande imaginação e saber !
Luisa

M. disse...

Divertido o texto e o teu modo de falares do país que não só está no mapa como também dentro de nós.

Anónimo disse...

Muito gira esta digressão pelos B do Norte e pela foto do Bolhão.

Teresa

Justine disse...

Nós temos o Norte dentro de nós, não é berdade??

Licínia Quitério disse...

Aqui nos saloios há Berjenjas, a aldeia de Joaquim Agostinho, o herói ciclista. Fica no concelho de Torres Vedras. Há lá nome mais bistoso!