quarta-feira, fevereiro 24, 2021

3. Justine

 DINHEIRO

Origem de tanto crime, razão de ganâncias e faltas de ética, necessidade absoluta na nossa vida… e contudo sem peso, como nos diz Gonçalo M. Tavares pela boca de um personagem no seguinte passo de Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, pág.140, Porto Editora:

Deixe-me dizer, parece uma invenção não humana. É mesmo isto. Sabe quanto pesa uma das nossas notas mais valiosas? Numa balança normal nem sequer se assinala a presença de alguma coisa. Nada, a balança não mexe. Nada mesmo, é absolutamente espantoso, como se ali não existisse NADA. Mas está. Uma nota das nossas mais valiosas…”

Há muito não se me deparava uma metáfora tão forte, tão expressiva, tão veemente, neste tempo em que a linguagem empobrecida perdeu luminosidade.

Justine

7 comentários:

Anónimo disse...

Espantoso o "peso" do dinheiro. Parece que há agora novas modalidades que irão substituir este papel. Iremos voltar às trocas entre batatas e farinha?
Luisa

Margarida disse...

Ou DINHEIRO virtual

bettips disse...

O dinheiro, inefável e complexo peso nas nossas vidas. Uma óptima associação lhe arranjaste, Gonçalo M. Tavares é um mestre da escrita e a ti, imaginação não te falta!
***
Interessante: veio-me à ideia que, entre muitas coisas velhas e inúteis que o meu pai deixou, estava uma saca que ele muito referia e estimava. Quando demos por ela escondida, tinha 7 quilos de moedas de 5 ou 10 ou 25 tostões e nem calculam a trapalhada que foi desfazermo-nos delas! Claro que não valiam nada, apenas "peso"...

Zambujal disse...

... e pensar na sua génese, no peso que não tinham mas representavam o que estava guardado em cofres fortes à guarda de quem merecia (?) confiança... agora é como o US$: in God we trust!

Mónica disse...

120 euros, bem bom :)))) pois peço desculpa aos demais mas eu não tenho vergonha de dizer que gosto de dinheiro o que não quer dizer que seja gananciosa, roube, ou não olhe a meios para o obter. mas ainda gosto mais sob a forma de cartão de plástico :)))) com debito direto e uma folha de excel com as entradas e saídas registadas, claro. se não houvesse dinheiro como seria? Há coisas que não dá para voltar para trás. A Bettips que o diga e o saco de moedas ahahahahaha

M. disse...

Com conta peso e medida ele é necessário, apenas isso, como contributo para a sobrevivência digna.

Licínia Quitério disse...

Vêm aí os bit coins que espantosamente ainda pesam menos que o NADA das notas. Não vão poder ser acariciados, dobrados, exibidos à mão cheia, apalpados como se no dinheiro se apalpasse a felicidade. Molière havia de reformular a seu Avarento.