CÓLEOS
As plantas ornamentais também têm os seus tempos de serem moda. Em casa de amigos, deparei com um cóleo. Foi, muitos anos atrás, planta vulgar, nas suas variedades de cores fortes e contrastantes. Quando convenientemente cuidados, amigos que são de sol e água, cresciam e arredondavam, alegrando marquises, cozinhas, salas soalheiras. Durante muito tempo, deixei de vê-los, em casas ou nas floristas, e acabei por esquecê-los. Em seu lugar, vieram as orquídeas, aristocratas que perderam o título, e que hoje fazem parte do "mobiliário" vegetal de qualquer casa que se preze. Talvez a moda, no seu movimento circular, tenha agora recuperado os cóleos, de que poucos já saberão o nome.
Fotografei-lhe um dos andares de cima, trouxe-o comigo, para me lembrar que hei-de procurar um para mim, para o ver crescer e arredondar, no seu festival de folhas garridas.
7 comentários:
Queres um, Licínia? O da rua morreu com a geada, mas o de casa continua a crescer sorridente...e permite que lhe roube um filhote...
Colorido que nos alegra!
Em tempos que já lá vão, o que se via muito nas casas eram as aspidistras (fui ver o nome, só me lembrava da forma), no seu verde-escuro lustroso e tão fáceis de Cuidar.
Parecem borboletas esvoaçantes em busca de poiso. Gosto da perspectiva com a janela ao fundo e o azul à espreita.
Aspidistras e cóleos parecem nomes gregos.
Licinia: não sabia nada do que contas, tão bem contado, gostei da frase "a moda no seu movimento circular".
Justine: roubar um rebento? :))
Bettips: só conheço as aspidistras de as ler no George Orwell
M: ía dizer o mesmo, este nomes gregos são difíceis mas muito elegantes
palavra puxa palavra
Neste palavra a puxar palavra aprendi que as aspidistras, que agora não tenho, dão flor, coisa nunca vista a não ser aqui:
https://coastlinesurfsystem.com/flores-e-plantas/cuidar-do-aspidistra-em-casa/
Coisas lindas.
Enviar um comentário