quinta-feira, fevereiro 18, 2021

6. M.

  OS CABIDES DA MINHA VIDA

(...) Passados alguns anos, mudando novamente de casa, esta com acesso amplo ao interior, apaixonámo-nos pelo cabide da fotografia acima quando o vimos numa loja de velharias, sujo e tristonho, abandonado em escuridão poeirenta, incompleto na sua estrutura merecedora de atenção. Comprámo-lo e mandámo-lo limpar e arranjar. Não conheço a sua história de vida anterior ao nosso encontro. Vive comigo há 30 anos e parece feliz. Teve em tempos mais companhia do que agora, recebeu inúmeros casacos amigos, compridos, curtos, gabardines, carapuços de crianças, cachecóis, chapéus, bonés, chapéus de chuva, sacos, malas. Residentes ou de passagem, muita gente no seu espelho se recompôs, velhos e novos, até caretas de meninos em experiências de palhaços. A vida tornou-se mais solitária para nós os dois, mas mantemos as nossas conversas diárias. Ainda hoje me confessou a sua preocupação com o Chapim Real: Sinto-o tristonho, perdeu o pio, precisa de apanhar ar fresco. O dia está bonito, vai passear com ele. Pões o teu chapéu de sol na cabeça e acomodas aí o nosso amigo, tipo ninho ambulante. Boa sugestão! Apenas receio que quem comigo se cruzar na rua pense que o confinamento prolongado me tenha afectado completamente o juízo.

M

(Este é o último parágrafo do texto que, por demasiado extenso para este lugar, pode ser lido na totalidade em https://reflexoescaseiras.blogspot.com/ )


5 comentários:

Justine disse...

Pena que estes móveis tenham passado de moda, eram sempre tão elegantes e tão úteis na arrumação caseira!
Esse é especial, pois além de todos os outros usos é também poleiro do chapim real, que adoptou e com quem se preocupa!
Se fosse a ti seguia o seu conselho :-) :-)

bettips disse...

O Chapim Real esvoaçou pelas salas sem Companhia...
Aí na entrada, Compreende-se que espere, ora alguém/alguns, ora uma escapada para arejar a Cabeça!

Mónica disse...

ahhh conheço este protagonista Real de outros argumentos, certo? desta vez num papel secundário, mas sempre fotogénico e profissional

Licínia Quitério disse...

Fui ver o chapim mais o koala e apaixonei-me pelo cabide zoológico.

Zambujal disse...

Caramba! Isto são textos com complemento e a convocar cumprimentos.