quinta-feira, outubro 07, 2021

1. Agrades

Ponte 516, Arouca.

No princípio do verão uma senhora bastante mais velha do que eu mostrou-me o bilhete que já tinha adquirido para fazer a travessia da famosa ponte pedonal mais longa do mundo. Era coisa que não me atraía minimamente... Dois meses depois recebo um programa de uma viagem para a dita ponte. Li o programa e vi que havia tantas coisas que eu tinha ouvido falar e que nunca tinha visto ao vivo: as pedras parideiras, a Frecha da Mizarela, as Trilobites. as Fisgas de Ermelo, o Monte Farinha e o Santuário da Senhora da Graça, as terras de Basto... Pensei uma vez e meia e fiz a reserva; não tencionava atravessar a ponte mas adquiri o bilhete, para o que desse e viesse.

A Ponte em si é um espanto! Engenharia e construção portuguesa, tem 516 metros de comprimento. Para lá chegar, é preciso caminhar um quilómetro e tal em caminho de cabras, depois percorrer os 516 metros de ponte suspensa, balouçante e, quando se chega ao fim, faz-se o mesmo percurso de volta, que do outro lado não há saída... Eu que de início dizia que não fazia a travessia, ao ver pessoas mais fragilizadas seguirem em frente, não me dei por vencida e fiz a ponte a pé...

Agrades

7 comentários:

bettips disse...

Gostei muito da bela descrição.
Não iria assim "suspensa".
Felizmente conheço o lugar e as belezas de Arouca antes dessa febre de baloiços e pontes suspensas.

Mónica disse...

Ai que ataque cardíaco, riso nervoso :))) gostei da história e do desafio que venceste. Fiquei a pensar se teria a tua coragem :))

M. disse...

Vá lá, se só pensaste uma vez e meia não foi mau de todo, convenceste-te rapidamente. Deve ser bonito baloiçar assim no ar mas eu penso que tinha tendência para me atirar dali abaixo ou então rsatejava o caminho todo, cheia de medo e vertigens.

Anónimo disse...

Admiro a tua coragem. Eu era incapaz de tal proeza. Mas o sítio é lindo
Luisa

Anónimo disse...

A foto é linda. Mas é preciso ter muita coragem para atravessar a ponte. Nunca seria capaz.

Teresa

Justine disse...

Quando há uns tempo atrás fiz os Passadiços do Paiva andava essa ponte a ser construída, e desde então tenho curiosidade de a ver feita, mas tenho dúvida que me aventure sobre ela!!!!!!!
Admiro a tua coragem, Agrades

mena maya disse...

Bela foto, Aida!
Às vezes saltamos por cima da nossa sombra e depois agradecemos o"empurrão".
Foi o que me aconteceu, há uns anos nos EUA, quando me meti num barco de borracha para descer uns rápidos do rio Colorado. A minha filha Sarah queria ir, mas precisava da companhia de um adulto. No fim venceu a alegria da experiência.