quarta-feira, novembro 15, 2023

3. Justine

 

Cinéfila convicta, houve tempos em que ver um filme por semana não era suficiente! Muitos me ficaram na memória, como as três trilogias de Éric Rohmer, os filmes sobre a guerra no Vietname de Coppola e de Oliver Stone, os retratos realistas nova-iorquinos de Martin Scorsese, e tantos, tantos outros.

Há contudo três filmes que revejo sempre que posso, e que considero grandes obras: Jules e Jim de François Truffaut, marco da nouvelle vague francesa; Pulp Fiction de Quentin Tarantino (talvez o seu filme mais conseguido); e por fim o meu filme de eleição: Morte em Veneza de Luchino Visconti.

Justine

5 comentários:

M. disse...

Lindíssima fotografia. Bela referência a Luchino Visconti e o seu "Morte em Veneza". Lindo de morrer é esse filme, linda de morrer é a música de Mahler. Inesquecível!

bettips disse...

Na solidão em frente ao mar, que belo reflexivo, o que se pensa?
Recordo os filmes que dizes, os realizadores interventivos da época, e mais uns quantos. Um deles muito "romance", gostei pelo par e pelas paisagens de casa mesmo à beira-mar. Permito-me falar dele visto que algumas se podem lembrar: "The Sandpiper", em português traduzido por "Adeus Ilusões", 1965, com Elizabeth Taylor e Richard Burton. O tema musical era "The shadow of your smile".

Quanto à "Morte em Veneza" outro inesquecível, a elegância de tudo nele.

Teresa disse...

Uma maravilha, esta fotografia.

Quanto aos filmes, também sempre fui fã do Truffot e do Vsiconti. Faltou a menção ao Antonioni.

Sobre o filme que a Bettips falou, não me lembro, embora a música seja muito conhecida, do Andy Williams, salvo erro. Também talvez fosse cantada pelo Nat King Cole

Anónimo disse...

Belos filmes e lindo o mar que inspirou a tua recordação
Luisa

mena maya disse...

Fabulosa fotografia!
O mar e o cinema, partilho contigo estas paixões. E como não há duas sem três, acrescento-lhes a música.