quarta-feira, novembro 15, 2023

6. M

 

Foi uma visita memorável ao Museu Croata de Arte NAÏF em Zagreb. Neste quadro, de cujo autor não anotei o nome, três figuras caminham juntas numa paisagem invernosa. Os buracos no chão e as plantas secas que deles brotam trazem-me à lembrança os vestígios enormes de balas nas paredes de casas semidestruídas e os campos por onde passei de autocarro no verão de 2006. Nalguns desses campos, ao longo de quilómetros de estradas, existiam cruzes a assinalar os locais onde foram mortas várias pessoas vítimas da guerra da Bósnia-Herzegovina de 1992-1995. Impressionante visão de uma paisagem que se desejaria sem mácula.

Os ciclos da Natureza, a crueldade dos homens repetindo-se até à exaustão, a Arte como lenitivo para a dor humana.

NOTA: Fiquei comovida! Já depois de ter feito esta publicação, recebi um email da Mena:

«Manelinha, foi o que descobri sobre o teu quadro, chama-se 

"The Wooing Party"  o autor é
 Ivan Lackovic, Croatia (1932-2004)


https://www.dominismusic.com/portfolio/ivan-lackovic-croata-1932-2004/

Sim, Mena, desde que vi este quadro no Museu, senti-o como meu. E o pintor morreu apenas dois anos antes de eu ter estado lá! Obrigada! 

M

5 comentários:

Justine disse...

Este quadro fascinante transmite-me não só uma beleza total, mas também dor, cansaço, medo!

bettips disse...

Vi e fui ler, ver tantas obras de um artista que não conhecia. Tem muitas vezes este tipo de paisagem e chão. Este acho-o belo, nas suas cores. Na promessa de árvores, na decisão dos caminheiros e no fruto na mão do aldeão da frente.
Segui nesses anos 1992-1995 o calafrio da guerra, de grupos étnicos tão próximos se guerrearem mortalmente. A tardia intervenção do resto do mundo, as negociações diplomáticas enquanto tanta gente morria e tanto era destruído. A contagem dos danos que vi agora na net é horrível. E estou a lembrar-me do tempo "actual".
Como sempre, é um gosto de Palavra Puxar Pensamento e ser repartido por quem se interessa. Obg M. e Mena!

Mónica disse...

Grandes passeios M.!

Anónimo disse...

Impressionante quadro cheio de dor mas também beleza
LUISA

mena maya disse...

Chamou-me a atenção a maçã que o homem da frente leva tão cuidadosamente na mão.

Ao encontrar na net o nome do quadro "The Wooing Party" fui de imediato pesquizar o significado.
-Wooing
a man's courting of a woman; seeking the affections of a woman (usually with the hope of marriage)

Apesar do frio e da nudez da paisagem, lá iam à procura do amor!

P.S. M. Foi com muito gosto e também curiosidade própria que procurei esta informação que te faltava, que percebi ser importante para ti.