quarta-feira, novembro 29, 2023

7. Margarida

 

Só porque é o tempo deles.

Dos guarda-chuva, dos chapéus-de-chuva, dos chuços, das sombrinhas, das ambrelas, dos guarda-sóis, dos chapéus-de-sol, chamem-lhe o que quiserem.

Tudo depende dos regionalismos, das estações do ano, da finalidade e também das tradições de cada país.

É coisa que deixei de usar em 1991. Desisti.

Tal como desisti dos relógios de pulso. Tenho uma bela colecção para venda. Alguém interessado?   

Perdia-os sempre, deixava-os nas costas das cadeiras, voavam, abriam-se ao contrário, partiam-se, retorciam-se, as varetas furavam olhos e lá iam eles por aquelas fajãs afora.

Não faz sentido usar um chapéu-de-chuva em regiões onde há ventos acima dos 100km/h. Para além de que um belo boné, chapéu, gorro ou boina satisfaz perfeitamente. E está sempre preso à cabeça, aquecendo-a e protegendo-a da chuva, se for preciso.

Não gosto de chapéus-de-chuva: perdem-se, ocupam espaço e pingam.    

Margarida

8 comentários:

Mónica disse...

Manifesto anti-tchuço :))

Anónimo disse...

Gosto do abrigo de chapéu de chuva
LUISA

Mónica disse...

Hoje passei por várias chuvadas, felizmente de carro (quase sem visibilidade) e lembrei-me muitas vezes do teu manifesto. Voto no guarda-chuva. Apesar de ter achado piada ao teu manifesto

bettips disse...

Dois "deram o nó", os outros coloridos apenas se namoram.

Nunca ouvira dizer, até conhecer gente a Sul do país, "chapéus-de-chuva"...

Teresa disse...

Tem piada o manifesto, mas acho o adereço muito útil

M. disse...

Achei muita graça ao manifesto e encantei-me com a colecção de chapéus, seja lá qual for o nome como são chamados.

Justine disse...

Pode estar certo, mas como eu não gosto de gorros, nem bonés nem boinas, continuo a usar (e a perder...) guarda-chuva!

Anónimo disse...

Guarda chuva na minha terra. Também não uso, o que me obriga muitas vezes, quando chove, a correr de alpendre em alpendre. Talvez com a idade...