quarta-feira, janeiro 31, 2024

6. M



 

Confesso que as pinturas de Frida Kahlo me são incómodas. Até as cores vibrantes e misturadas que utilizava me agridem o olhar e me inquietam. Vi em tempos um filme sobre a sua vida e uma exposição no CCB mas não fotografei nenhuma das suas obras. Penso ser capaz de imaginar o seu sofrimento físico e o seu “sofrimento de alma” e a influência que eles terão tido na sua arte e admiro a sua coragem para sobreviver. Entre muitas outras fotografias que procurei na net, escolhi As Duas Fridas, um quadro enorme de 1939. Julgo-o representativo da complexidade da sua personalidade e vida. Nos links abaixo encontramos informações e interpretações relevantes para um melhor entendimento desta pintura.

https://www.fridakahlo.org/the-two-fridas.jsp

https://www.britannica.com/topic/The-Two-Fridas

M

4 comentários:

mena maya disse...

Concordo com o que dizes na publicação M. , através da informação ganhamos outras prespectivas, criamos mais empatia.

Mónica disse...

Acho piada a descrição no texto dizer uma vestida com as roupas tradicionais e a outra moderna, a esta distância de tempo parece-me tudo o mesmo. O que mais gosto nela são as cores, as flores, tudo berrante, a gritar de dores que parece que ela tinha. Um maneira diferente, alegre de personificar a dor.

Anónimo disse...

Dispenso olhar
Luisa

Justine disse...

Mulher corajosa que enfrentou a dor, as decepções, o sofrimento, por meio da sua pintura que lhe serviu de âncora e onde contou a sua vida através de simbolismos.