quarta-feira, janeiro 03, 2024

9. Mónica

Realidade versus fantasia – reconheço em mim que não tenho pinga de fantasia, posso contar uma história verdadeira misturada com alguns exageros, “apimentar”, não mais do que isso, pelo contrário, venho de uma família que sempre me pareceu dada a “fantasias”, como se o meu trabalho de crescimento fosse descodificar e desmontar as histórias contadas. Começou por aí o meu interesse na genealogia, o ponto de partida foi verificar a verdade dos mitos ou não da família. Um dos mitos não foi preciso tanto, bastou crescer uns anos: algures nos finais dos anos 60, a coincidir com a chegada do Homem à Lua, uma prima da minha mãe apareceu lá em casa com o namorado e futuro marido, um tipo alto, loiro, de olhos azuis, bonito, com ar muito estrangeiro ao qual ele acrescentava cenário porque devia saber de sobra a impressão que causava nas pessoas, ou nas crianças como era o meu caso, então contou muito solenemente e com palavras em inglês à mistura, que era astronauta que tinha estado na missão da viagem à Lua. Eu fiquei de boca aberta, engoli a história toda, todos os adultos a corroborarem e a meterem mais detalhes para a narrativa. Esta fantasia acompanhou-me durante muitos anos, espalhei a história e nas conversas de miúdos contava assim meio insegura que tinha um primo astronauta, mesmo que não acreditassem, eu era feliz e orgulhosa, eu sabia que era verdade. Ficámos muitos anos sem nos vermos e quando o revi, já adulta, foi assim que recomeçámos a conversa, o primo astronauta, percebi que as histórias continuavam a ser o seu forte, tarde demais, as fantasias não me fascinam. Mas o que foi a vossa vida sem nunca terem tido um primo que foi à Lua!?

Mónica

6 comentários:

Justine disse...

A fantasia é precisa, é uma fuga, é um sonho que nos faz voar, mas nunca podemos ignorar a realidade dura, violenta, por vezes criminosa, que está à nossa volta...

Anónimo disse...

Quem não viveu feliz com a fantasia? As fadas fizeram a minha infância maravilhosa.
Luisa

Anónimo disse...

As tuas histórias - reais ou apimentadas, como dizes - fazem a minha delícia
Luisa

M. disse...

Também acho que os textos da Mónica são deliciosos. E acho que só não te fascinarão determinadas fantasias. Então o que chamas aos quadros de quadradinhos que fazes com recortes de caixas de cereais ou outros que representam realidades? E o que chamas ao quadro que serve de logotipo deste blog e que foi feito a partir de uma fotografia minha real? Dessas fantasias gostas, não gostarás é de outro tipo de fantasias.

M. disse...

Para quem não se lembre ou não saiba, esclareço que o logotipo do blog foi feito pela Mónica.

Anónimo disse...

Um texto muito giro, como +e habitual.

Teresa