quarta-feira, abril 03, 2024

7. Mena M


 

Uma das mais medonhas armas de guerra são as minas, que infelizmente continuam a causar vítimas mesmo depois do fim dos conflitos para os quais foram usadas. Diz a ONU, que escolheu o dia 4 de Abril para nos lembrar das consequências desta arma de guerra, que em média uma pessoa morre ou fica ferida por esse tipo de dispositivo explosivo a cada hora. Muitas crianças estão entre as vítimas. 

Curiosamente Angola, um dos países mais afectados do mundo por este problema, celebra nesta quinta-feira dia 4 de Abril o 22º aniversário do Dia da Paz e Reconciliação Nacional.

Calcula-se que em Berlim ainda estejam enterradas, não minas, mas mais de 3 000 bombas da 2a Guerra Mundial. Uma delas vai ser desactivada, por coincidência amanhã, 4 de Abril, como acabei de ler nas notícias.

 

Desativando uma bomba da Segunda Guerra Mundial

Relatório policial de 3 de abril de 2024

Charlottenburg-Wilmersdorf

Uma bomba de 100 kg da Segunda Guerra Mundial foi encontrada em Schmargendorf durante obras de construção ontem à noite. Por volta das 18h, soube-se que trabalhadores da construção civil haviam descoberto uma bomba não detonada durante trabalhos de escavação em um canteiro de obras na Mecklenburgische Strasse. Como a bomba não representava perigo imediato, os cientistas forenses da polícia decidiram agendar o desarmamento da bomba para amanhã, dia 4 de Abril. O local onde a bomba foi encontrada está isolado e vigiado 24 horas por dia pelas forças policiais. Por questões de segurança, será montado um círculo restrito num raio de 500 metros ao redor do local. No total, cerca de 6.700 pessoas vão ser afetadas pelas medidas de evacuação.

(Foto e informações da net)

Mena

3 comentários:

Mónica disse...

Interessante notícia, incrível como ainda há minas em pleno espaço urbano e quase centenárias, como diz a Teresa um rasto de morte neste caso no tempo

Anónimo disse...

Situação alarmante
Luisa

M. disse...

Impressionante tudo o que aqui é contado.