quinta-feira, abril 25, 2024

3. Licínia


 

Marie Skolodowska Curie, polaca de nascimento, foi-me apresentada por este livrinho que recebi como prémio escolar, tinha eu doze anos. Seduziu-me a história da mulher que muito estudou e trabalhou até descobrir o elemento químico RÁDIO. A importância do seu incansável trabalho científico foi reconhecida e Marie Curie tornou-se a primeira mulher a receber o prémio Nobel da Física. Na cerimónia de atribuição, declarou: “pode recear-se que, em mãos de criminosos, o rádio se torne perigoso. Mas eu pertenço ao número daqueles que pensam que a humanidade deve sempre tirar das descobertas maior bem que mal.” 

Licínia

5 comentários:

Mónica disse...

Tem piada que foi a minha primeira heroína infantil. Agora com pés de barro :)))

Licínia Quitério disse...

Pés de barro?!

Anónimo disse...

Também me entusiasmou esse livro
Luisa

bettips disse...

Assim aprendemos o espanto e o esforço de ser mulher e investigadora.
***
Tem graça: teria eu uns 11 anos, 2º do liceu e pelas minhas redacções e conhecimentos de vocabulário, recebi da minha professora de Português um prémio idêntico "A lâmpada que não se apaga", sobre Mme Curie. Nesse tempo não havia dessas manifestações de apreço. Encontrei-a 60 anos mais tarde... e ela reconheceu-me!
Obg por me recordares algo de tão antigo e esquecido.

Anónimo disse...

Também foi o meu ídolo da adolescência e sempre gostei de física.

Teresa