quinta-feira, janeiro 29, 2026

AGENDA PARA FEVEREIRO DE 2026

Proposta de Justine

O Ser Humano e a Natureza

Há muito que gosto de fazer uma aproximação entre o ser humano e as estações do ano. Uma criança tem a frescura da primavera, assim como o ancião está dentro do inverno frio e triste. Pensando nas idades intermédias, os adolescentes fazem-me sentir no verão quente, e a idade da maturidade desenha-me o outono cansado.

Este meu hábito pode ser apenas um jogo, mas creio que me ajuda a compreender mais nitidamente o ser humano, ligando-o às estações do ano. Espero a vossa opinião, acompanhando o texto com uma fotografia. 

Dia   5 – Infância / Primavera 

Dia 12 – Adolescência / Verão

Dia 19 – Maturidade / Outono

Dia 26 – Velhice / Inverno

O DESAFIO DE HOJE

Proposta de Margarida

Muitos de nós fazemos planos e projectos para o ano novo. Outros não o farão. Mas partindo daquele princípio, o que mudarias ou gostarias de fazer diferente (ou não) em Janeiro, no que toca a:

Dia   1 – vida (relações) familiar

Dia   8 – vida (relações) social

Dia 15 – saúde/bem-estar (alimentação, sono, exercício físico)

Dia 22 – finanças/poupanças pessoais

Dia 29 – lazer (estudar/aprender coisas novas/outros hobbies/viajar ou ler mais)

9. Teresa Silva


 

Para este ano quero voltar a pintar.

Teresa Silva

8. Mónica

Tudo me interessa: estudar, ler, aprender coisas novas, viajar, hobbies. Tenho planos de voltar a estudar quando me reformar, estou indecisa entre sociologia e história, mas não me apetece fazer testes nem exames, será que conseguirei? Gostava de ter um atelier, um plano difícil, um espaço para fazer as minhas colagens e outras coisas que me passam pela cabeça e que não cabem na minha casa. Tenho o plano de viajar uma vez por ano a um destino "exótico" e já pensei no meu próximo destino, oxalá consiga. Ler faço-o regularmente, o meu plano é continuar e encontrar livros interessantes. Não levo a sério os meus planos, tendo em conta a quantidade de planos que já não cumpri, desisti ou concluí que eram parvos. Um plano se mantém: ter saúde, capacidades cognitivas e internet para, semana a semana, partilharmos este espaço.

Mónica 

7. Mena M


 

Janeiro está a chegar ao fim, mas os meus propósitos no que diz respeito ao lazer serão para todo o ano. Viajar é um desejo que se enraizou e que me encanta. Pôr a leitura em dia é uma necessidade, ultimamente tenho lido pouco. A fotografia também tem sofrido com estes imprevistos de última hora, para ser mais correcta teria que dizer destes últimos 4 meses, portanto terei que voltar a carregar todos os dias o peso da minha máquina. Quando vejo as fotos chego sempre à conclusão de que vale a pena. E por último voltar a fazer umas experiências com tintas e a placa de gelli.

Mena

6. Margarida


Dolce far niente 26

Era o que me apetecia mas não vai acontecer. Estudar não quero mais. Depois dos 50 já frequentei um mestrado e uma profissionalização. Estou farta de academias. É bom aprender mas estou farta de calhamaços, exames, avaliações, colegas. No entanto, todos os dias aprendo coisas novas. E quero continuar a aprender. Outro dia, por exemplo, aprendi a reparar um termoventilador, descarnei-o todo, mexi em fios e… hélas… funciona. Fiquei tão feliz! Hobbies tenho alguns e vou continuar a ter. Adoro hobbies. Leio bastante, sempre li, livros físicos, nada de e-books. Quanto a viagens e batatas fritas de pacote preto, espero continuar a devorar ambas, a não ser que o meu médico de família me alerte para o colesterol e tensão altos. Aí repenso a vida.

Margarida