quinta-feira, dezembro 01, 2016

4. Isabel






















Palavras

(Chamo-lhe escrita redonda um trabalho de Miguel Elias, com poema de António Salvado, retirado do livro Jardim do Paço). 
A foto foi tirada na exposição temporária, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, (aqui em Castelo Branco) el único jardin, de Miguel Elias. O trabalho, que está escrito na parede (também há poemas escritos no chão) é de Miguel Elias, sobre/com um poema de António Salvado, um poeta de Castelo Branco. Há mais poemas de António Salvado, na exposição. Uns escritos, outros ilustrados, mas todos têm a ver com o tema da exposição "el único jardin". 
Isabel
E respondendo à minha curiosidade sobre quem eram estes dois senhores, a Isabel escreveu:
"António Salvado, encontras mais sobre ele na Wikipédia. É um poeta conhecido na cidade. Foi professor no Liceu, foi durante muitos anos o director do Museu Tavares Proença Júnior. É uma pessoa conceituada na cidade.
Miguel Elias não conhecia. Fui ver esta exposição e foi aqui que ouvi falar dele pela primeira vez. Diz no desdobrável da exposição que "...nasceu em Alicante e é pintor, gravador e professor na Universidade de Salamanca, onde se licenciou e doutorou. É o director do Mestrado em Linguagens da Expressão Artística e Criação Contemporânea e participou em mais de 100 exposições colectivas e 25 individuais."

4 comentários:

Justine disse...

Gostei imenso, Isabel, e fiquei a conhecer mais dois artistas! Gosto muito da ideia de escrever o poema na parede. Lembrei-me logo de uma visita que fiz ao museu Niemeyer em Niterói, em que há uma sala com vários desenhos e frases do arquitecto feitos directamente nas paredes - na altura fiquei encantada com a novidade.

bettips disse...

Formas de expressão e invenção artística diferentes. A flor da palavra que se abre...
A exposição devia ser muito bonita, também com aqueles painéis de representação botânica. Fui ver mais estas curiosidades e pessoas na wiki, não conhecia, obg.
***
Acho que estive aí, há mais de 10 anos??? mas como não havia "digitais" tirei poucas fotos: não é o Museu que fica onde está o Jardim do Paço, com as figuras dos reis, escadaria, lago, etc? E tem as colchas e bordados de C. Branco, com gente a bordar e tudo?)
Perdoem-me a pergunta directa aqui mas veio ao correr da tecla...

Isabel disse...

Bettips, é esse museu sim.
O Museu teve obras e foi todo remodelado por dentro. Está bem diferente (não sei se já o apanhou depois das obras).

Quanto aos bordados, neste momento já não está lá ninguém. Mudaram a oficina de bordados (agora também escola) para o antigo edifício dos CTT, no Largo da Sé. Este edifício também foi todo remodelado e alberga agora a Escola/oficina de bordados e as diferentes exposições temporárias que por lá vão passando.

Castelo Branco mudou muito nestes 10 anos. Está uma cidade mais bonita.

Quem sabe, um dia destes vem até cá...

bettips disse...

Obrigada, Isabel, pela informação, pode ser que... E direi se for, seguramente.