quinta-feira, abril 11, 2019

4. Justine



Lembrei-me deles quando ali passei. Deles, de todos os títulos que foram traduzidos para português. Estão ali naquela prateleira há tantos anos, mas sempre amigos disponíveis, aguardando com tranquilidade que eu precise deles: A forma da água, O cão de barro, O ladrão de merendas, A voz do violino e tantos outros! E recordei a importância que para mim teve o autor, o velho professor Andrea Camilleri nascido siciliano, e que depois de reformado deu asas à sua imaginação e fez nascer o honesto, gourmet e solitário comissário Montalbano, prestando assim uma subtil e sentida homenagem ao seu colega de letras, o catalão Manuel Vazquez Montalban, que ele tanto admirava. Lembrei-me deles quando ali passei, junto da prateleira que lhes foi destinada. E continuo grata ao autor por tudo aquilo que ele me ensinou sobre a Sicília, a Itália, todo o mundo mediterrânico a que eu também pertenço. 
Justine

6 comentários:

Margarida disse...

Série a passar na TV

Anónimo disse...

Onde estão? Logo à entrada da porta? No armário branco de todos os tempos?
Um dia... procuro-os!
Gostei muito, como imaginas, da tua descrição e lembrança.
A série, mesmo com repetições, é tão bonita e delicada, que é um oásis no meio da metralha, maldade e deseducação vigentes.
Obg
bettips

M. disse...

Gostei muito do que aqui escreves. Eu nunca li nenhum livro dele, apenas me encanto com os episódios da série televisiva.

Justine disse...

Betty, a fotografia mostra o escritório da minha casa em Lisboa, creio que também já lá estiveste. Os livros do Camilleri estão lá todos, arrumadinhos à espera de serem precisos...

Justine disse...

M., lê que vale a pena, são melhores do que a série, apesar desta ser de qualidade.

Anónimo disse...

Obg J., interessante a "colagem" que fiz do lugar que conheço (não este de que não me lembro!).
bettips