quarta-feira, janeiro 08, 2020

9. Mónica



Já cá faltava uma sorte grande chamada turismo, a juntar a legislação excepcional, para fomentarem a reabilitação de edifícios. O resultado que está à vista de todos é bonito de ver. O que quero dizer é que foi graças ao turismo e a legislação que facilitou a reabilitação que os donos dos prédios resolveram reabilitá-los. Antes reabilitar uma casa exigia projectos, licenças e demais burocracias como se fosse uma construção nova. A nova legislação permitiu que sob a capa de "lavar a cara" se reabilitassem prédios. Para nós que vemos as fachadas achamos bonito e gostamos. Mas por trás estão famílias despejadas, reabilitações da treta (reabilitações estruturais que não foram acompanhadas de projectos por exemplo), negócios muito lucrativos. Em Lisboa foram vendidos apartamentos velhos por 60 mil euros e após reabilitação 600 mil, mais ou menos nesta ordem de grandeza. Estas reabilitações são "cenário" para atrair turistas e especuladores, materiais bonitos mas de fraca qualidade. Neste momento já há novamente legislação para acautelar reabilitações profundas. É bonito ver os centros históricos reabilitados mas custam tristeza e "sangue". Parece que cerca de 1/3 das casas reabilitadas em centros históricos estavam vazias, 2/3 implicaram despejos. Daqui a uns anos ninguém se lembrará disto. Os nossos governantes são muito manipulados pelos interesses de quem tem poder económico, não estão para defender os interesses dos mais desprotegidos e ignorantes. É uma pena. Depois da sorte grande já cá faltava bom senso, memória e solidariedade para todos.
Mónica

3 comentários:

Anónimo disse...

Tenho acompanhado esse fenómeno e as implicações terríveis para os mais velhos, nomeadamente os despejos e o"fogo posto". Nunca se prova nada destes crimes de ganância e o turismo foi a galinha dos ovos de ouro para muitos. Sabíamos de outras experiências de ocupação do território selvaticamente, mesmo até no Algarve. Não aprendemos.
Sensatez seria necessária para estancar a sangria e harmoniosamente crescer, abrangendo as pessoas. Para todos e não só pelo poder económico.
bettips

Justine disse...

Esta consequência do surto de turismo em Portugal (ou se calhar apenas o aproveitamento dele por gente desonesta e gananciosa) será se calhar o fim do turismo no nosso país, pois os bairros tradicionais vão deixar de ter gente de cá para serem habitados apenas por estrangeiros, de ter mercearias para terem apenas hostels e bares, e Lisboa, Porto e outras cidades ficarão iguais a tantas outras que o turismo já estragou…

mena maya disse...

Acontece o mesmo em Berlim. Os preços das casas subiram de uma maneira aflitiva!