quinta-feira, janeiro 16, 2020

12. Zambujal

No séc. XII (acho que foi… mas irei confirmar), na previsão do futuro “boom” turístico, os empreendores da cidade italiana de Pisa (públicos, privados?... investigarei!) investiram num projecto que não só popularizasse a povoação como viesse a ser cartaz e atracção. Por isso, hoje, Pisa é a terra da torre inclinada, e não falta veraneante ou invernariante que não vá ver a inclinação da torre e fotografá-la e/ou comprar postais. É pena… porque, bem mais do que a torre, a povoação (cidade?, vila?) é muito simpática, mas tal torre sineira e cambaleante (?) absorve todas as atenções.
Todas? Não!, há quem tenha ido tirar a foto da praxe – apressadamente – e tivesse passeado, tranquilamente, por uma curiosa cidade medieval e com vida, para lá daquele espaço onde o tal monumento à instabilidade parece cumprimentar os muitos e (alguns) embasbacados visitantes com uma discreta mesura.
Zambujal

7 comentários:

M. disse...

... Pelo que se aconselha não fiquemos pelas coisas mais evidentes.

mena maya disse...

Foi isso mesmo que fiz, Zambujal!

Mónica disse...

diria q Piza é o berço do turismo e do marketing quiçá ahahahah

bettips disse...

Sei lá se daí veio o nome de "pizza" e a inclinação que sinto por elas!
Mas sempre me fascinam estas fotografias descambadas, onde cabe um outro horizonte.

Justine disse...

E já investigaste? Ou voltamos lá e perguntamos aos naturais??

Anónimo disse...

Uma boa ideia J.
E damos uma fugida a Siena? E já agora às "5 terras"? Já sei que não é em caminho mas... enquanto se pode trepar, um pouco... que sonho bom!
Bjs
B

mena maya disse...

Cinco terras também daz parte da minha lista de desekos! Bora lá!