quinta-feira, janeiro 23, 2020

9. Mónica



Sugiro a leitura de um ou todos os livros escritos por Jung Chang. Pela ordem que escreveu: o primeiro "Cisnes Selvagens" é a historia da avó, da mãe e da escritora, enquadradas na época histórica em que cada uma viveu, de mudanças radicais na China, o segundo livro "Mao" é a biografia do estadista, o terceiro livro "Imperatriz Cixi" é a história da última imperatriz da China, mulher e concubina, três feitos inéditos e o quarto livro que ainda estou a ler é sobre três irmãs que por coincidência da época em que viveram foram casadas com os homens mais importantes da China à época, cada um em seu quadrante político. O que mais aprecio é a forma pragmática como ela escreve e faz o enquadramento histórico, com a enorme vantagem de ser chinesa e por isso tem acesso a documentos que sabe ler e interpretar sem a intervenção de um tradutor.

Mónica

3 comentários:

Justine disse...

Não li nada desta escritora, mas abriste-me o apetite!
(Ah sempre tanta coisa em lista de espera para ler…quantos anos vou precisar ainda?)

bettips disse...

"Cisnes Selvagens" li-o há muito tempo. "Mao" passo. "Cixi" é uma epopeia chinesa num momento histórico importante. "As três irmãs" virá datar devidamente as controvérsias das correntes ideológicas da China, ofereci-o (para eu ler, depois). Como dizes, é o distanciamento pragmático e o conhecimento da realidade das décadas o que mais me seduz. Dizendo que ela não vive na China desde 1978, tem essa oportunidade de nos mostrar o que sentiu na pele.

Margarida disse...

Só li a Imperatriz Viúva (emprestado por ti) mas estou curiosa qt aos outros ...