quinta-feira, fevereiro 25, 2021

SERÁ QUE FICOU MELHOR?

Não tenho a certeza se a apresentação das nossas respostas ao desafio desta semana ficou melhor do que as anteriores. Tentei orientar-me baseando-me na proporção que me pareceu mais equilibrada e agradável à vista entre o tamanho das fotografias, privilegiando a nitidez de cada uma, e a letra dos textos. Será uma questão de hábito ou de gosto? Vamos vendo. 

M

AGENDA PARA MARÇO DE 2021

Proposta de Agrades

Gosto de pintar a manta... 

E quando me calhou a vez de escolher os temas para Março, lembrei-me de Arte.

Que tal se usássemos a palavra IRREVERENTE aliada a Joana Vasconcelos, ou ESPANTO para Picasso, JUVENTUDE para Amadeu de Sousa Cardoso e DOIDICE para Miró?

Cada um de nós representará os temas como melhor souber e quiser.

Mãos à obra!

Dia   4 – Palavra Irreverente aliada a Joana Vasconcelos

Dia 11 – Palavra Espanto aliada a Picasso

Dia 18 – Palavra Juventude aliada a Amadeu de Sousa Cardoso

Dia 25 – Palavra Doidice aliada a Miró

O DESAFIO DESTA SEMANA

Proposta de Zambujal

Depois da matemática e da geografia, ainda pensei na economia, escolhendo 4 temas… e não faltariam. Não faltariam temas, nem faltariam protestos e, quiçá, ver-me irradiado da competição (como se diz em linguagem de jornal desportivo), como economista. A tal não me posso arriscar, representante isolado do meu género que sou neste grupo que tanto admiro e em que me sinto muito bem… o que também me dá maior responsabilidade.

Logo, e adrede, me ocorreu, porque procurava algo ligado a 4 por serem 4 as semanas…, os 4 cavaleiros do apocalipse, também porque o tempo que estamos a viver os trazem à memória. Mas resolvi não brincar com coisas tão sérias como a peste, a guerra, a fome e a morte.

Voltei-me para a literatura. No entanto, o que lembra logo é o Quarteto de Alexandria – Clea, Baltazar, Mountolive e Justine – mas este título, de tão “da casa”, seria suspeito; outro lembrado foi Os Três Mosqueteiros… porque são quatro com d’Artagnan…

Mas desisti, e lembrei-me do ABCDário, proporcionando a todos, que são todas!, grande liberdade inventiva.

Dia   4 - A – foto e texto sobre tema que pode ir de

Abelha a Azeitona

Dia 11 - B – foto e texto sobre tema que pode ir de

Babete a Bússola

Dia 18 - C – foto e texto sobre tema que pode ir de

Cabide a Cupido

Dia 25 - D – foto e texto sobre tema que pode ir de

Damas (jogo) a Dúvidas [quem as não tem?... dúvidas!, não escrevi dívidas (eis o economista de prevenção)!]

11. Zambujal

abcD 

Desta semana, o desafio é o d. Desde logo, desisto de desfolhar o dicionário como dantes. Doutro modo, diverso, pode ser divertido.

O dedo da mão esquerda, ao descer para a tecla d (e também para as b e q), diverge do dedo da mão direita directo ao p… porque reparo nisto? Porque as letras d, b, p, q, são parentes como não há outras. A partir do d: ao espelho é b, se rodar 180º é p, como se fizesse um pino, e este, tal como o d, ao espelho é q. Aqui fica a brincadeira do d para ppp.

 

   D. Diogo, o 1º (neto!)

Zambujal