quarta-feira, fevereiro 24, 2021

6. M.

Esta quase centenária caixa de Jogo de Damas chegou às minhas mãos em estado decrépito digno de compaixão e por aqui ficou posta em sossego na prateleira de uma estante, não fosse ela desconjuntar-se completamente ao menor toque do mais bem intencionado curioso. Não faço ideia da sua linhagem ou de quem passou serões usando estratégias e tácticas para se tornar o vencedor da noite, nem sei a razão por detrás daquele estado de abandono físico. Posso conjecturar sobre motivos vários, claro, como o natural desgaste dos anos, por exemplo, ou o descontrolo de alguém com dificuldades em se aceitar perdedor, ao ponto de atirar tudo pelo ar. Conheço explosões dessas desencadeadas por pequenos jogadores do sexo masculino em aprendizagens de afirmação. Pelo que vou observando, parece-me que as raparigas são geralmente mais pacientes em competições desta natureza e aproveitam as estratégias e tácticas usadas no jogo para as aplicarem com sucesso na sua vida.

Mas voltando à caixa… Sempre gostei dela, apesar do estado degradado, o fecho delicado um pouco lasso, e pensei que valia a pena tentar dar-lhe uma oportunidade de se tornar mais apresentável.

O tempo foi correndo e eu com o pensamento na caixa. Encontrei então por mero acaso um velhote habilidoso que lhe restituiu a antiga dignidade, da qual nunca tive dúvidas seria merecedora.

M

8 comentários:

Anónimo disse...

Fizeste muito bem . Tenho uma semelhante que herdei do meu Avô Catão, marido da minha Avó Amélia, a tal dos postais que muitos de vós conhecem do facebook
Luisa

Margarida disse...

Jogava muito às Damas c/ o meu avô. Aprendi c/ ele. Sentava-me no seu colo, sentávamo-nos todos, 11 netos (claro que não cabíamos todos...). E assim paasávamos os Domingos e os 3 meses de Verão. Saudades daquele homem jovem de carapinha grisalha e dos jogos de Damas :)

bettips disse...

Ficou linda a caixa das damas! Estas habilidades dos "velhotes" são muitas vezes desprezadas e, contudo, a experiência e dedicação deles (e de nós) são coisas importantes que se vão perdendo.

Justine disse...

Tantas recordações me acordaste, M., de jogos com o meu pai à volta de um tabuleiro tão parecido com este...

Zambujal disse...

Das damas... as dúvidas.

Mónica disse...

influenciada pelos CSI's que vejo, que tal fazer uma análise à caixa, peças, etc, impressões digitais, origem da madeira, tintas, fecho, etc. e chegar à origem da caixa, quem comprou quem jogou, toda a genealogia, uma boa aplicação das tecnologias CSI's ahahahahah
ou isso ou perder a imaginação e a "magia" para este belo texto
mas a sério, quando li o texto foi o que pensei, chamar os detectives do CSI
gostei da tua analise de raparigas vs rapazes a jogarem e na vida

Mónica disse...

gosto muito de jogar às damas, é fácil, é divertido, sou fã de jogos de tabuleiro, quanto mais gente melhor, boas brincadeiras :)))

Licínia Quitério disse...

Que bem ficou. É um prazer dar vida nova à vida velha.