Modernismo
Das gerações de arquitectos dos anos sessenta e setenta, com prática na urbanização da cidade, destaca-se Tomás Taveira, que viria a personificar o estatuto de arquitecto pós-moderno em todos os sentidos.
O percurso de Taveira já demonstrava um domínio de várias linguagens e programas arquitectónicos, culminando no projecto do Centro Comercial das Amoreiras. A influência de Michael Graves é explícita, mas o mais marcante do edifício em questão é o modo como foi assimilado pela sociedade portuguesa, sendo hoje o melhor exemplo que temos do pós-moderno mediático. Considerado ofensivo pela sua estética foi, no entanto, a sua poética que veio a perpetuá-lo como síntese entre o popular e o erudito.
Mena
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_arquitetura_em_Portugal
7 comentários:
Bonito efeito da fotografia
"Primeiro estranha-se, depois entranha-se". A foto acrescenta a surpresa.
Mais um estilo que nunca me agradou, A foto é a única coisa bonita que aqui vejo
Luisa
Lindíssima, a foto!
Gosto dos traços arrojados e de um cintilar sóbrio. E da polémica também a acompanhei de longe. Gosto da fotografia decomposta, ficou bela!
A fotografia está um espanto e supera a obra do arquiteto.
Teresa
A tua fotografia lembrou-me umas casas que vi em Sopot na Polónia.
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